1. Solidão
Se ele late quando você sai de casa e destrói tudo quando você se ausenta é porque ele não gosta de estar sozinho. A solução é ensiná-lo a ficar sozinho. Fácil? Não. Você devia ter feito isso desde que ele era filhote. Quinze minutos antes de sair, procure não dar atenção ao seu mascote. E quando retornar, ignore-o por alguns minutos e não ceda à festa que ele faz com sua chegada. É para o bem dele e de seus vizinhos.
2. Territorialidade
Passou uma bicicleta na frente de casa e ele já vai para o portão latir? Esse comportamento tem duas explicações: ou ele tem medo de pessoas ou sente sua casa ameaçada. Em ambos os casos, é necessário contê-lo. Se você estiver em casa, eleja um comando para deixar claro que você quer que ele pare. Se ele ficar em silêncio, felicite-o. Se você estiver na frente de casa e acompanhar a pessoa passando, fique de prontidão e distraia a atenção dele. Se começar a latir, chame novamente sua atenção.
3. Outros cães
Ao se cruzar com outro cão tem início a Terceira Guerra Mundial? Aqui entra novamente a questão do medo e da territorialidade. Isso se dá por seu cão não ter sido socializado de forma adequada. Procure um adestrador para fazer algumas aulas em grupo, ele vai aprender a conviver com outros cães!
4. Brincadeiras
Quanto mais ele brinca com você, mais ele grita? Isso é previsto. Cães gostam de brincar e mostram toda a sua excitação latindo. Às vezes seus filhos estão voltando para casa e lá vai seu cachorro com a sessão late-late. Não é por ml, é porque ele quer brincar. Esse é um vício mais difícil de combater e se enquadra em outro caso interessante para você buscar ajuda de um profissional. Cada caso é um caso, mas você pode tentar adestrar seu pet em casa mesmo, desde que você seja disciplinado e tenha isso como uma rotina/ Quer tentar? Clique aqui em como fazer o cachorro parar de latir.