É cena comum. Às vezes a gente até recebe algum tipo de aviso enquanto que em outros momentos simplesmente o gato lambe e depois morde o dono. E isso ele faz como se fincar os dentes na pele fosse um carinho aceito de bom grado por parte do tutor. Existem algumas explicações para o gato assumir esse comportamento quando está brincando ou recebendo carinho. E parte da resposta está no DNA dos gatos.
Por que gato lambe e depois morde o dono
Três são as explicações mais plausíveis quando gato lambe e depois morde o dono. Verifique nas linhas abaixo qual pode ser o seu caso:
Herança genética
Em um a análise mais apurada, a resposta está nos genes de seus ancestrais. Observe em programas de televisão o que felinos selvagens fazem com os outros membros de sua família quando estão em momentos de descontração. Eles brincam, se lambem e depois…zás!!!! Se mordem. Gatos também costumam dar mordidinhas em seus donos, mas isso se dá por considerá-lo como metro de seu grupo. Sendo assim, morder o dono, se for algo de leve, faz parte do seu comportamento. O problema, muitas vezes, é fazer o gato entender qual a intensidade de uma mordida leve e passageira…
Aqui não!!
Não podemos esquecer que animais falam com gestos. E essa é uma das explicações quando gato lambe e depois morde o dono. Logo, esteja atento ao comportamento do seu mascote quando estiver brincando com ele. Felinos são conhecidos por terem personalidade distinta das outras espécies animais. Sendo assim, uma mordida mais forte pode ser um sinal de advertência, algo como “você está entrando em uma zona proibida”.
Se você sabe que seu mascote não gosta de carinho na barriga, por exemplo, uma mão no peito pode ser tornar ameaçadora. Sendo assim, experimente não chegar perto da parte de baixo do corpo do seu gato para ver se a qualidade do carinho não melhora. Sim, melhora, porque ele relaxa.
Quando ele morde para ferir
Tem dono que diz não saber a diferença entre o gato que morde para valer e a mordida do seu felino. Você também não sabe qual a diferença? Então tenha certeza de que seu gato nunca o mordeu de verdade. Isso porque uma mordida de gato é algo inesquecível e o episódio fica marcado em sua pele por semanas. Gatos pouco à vontade, desconfiados ou com dor sentam os dentes no braço do tutor ou de quem estiver por perto estiver. No entanto, na maioria das vezes, ele sinaliza esse ataque momentos antes com um comportamento estranho, algo como permanecer em estado de alerta ou com cara de poucos amigos. Aliás, esse é um comportamento, morder feio o dono, precisa ser corrigido.
O que fazer com gato que lambe e depois morde o dono
Primeiramente, não grite com seu gato depois de ser mordido por ele. Muitas vezes isso significa um aviso da parte dele, uma vez que ele não tem ciência de que está causando dor.
Você não fez carinho onde ele não gosta? Ele não está se sentindo inseguro nem ameaçado? Então tente fazê-lo entender que não é assim o jeito como você gosta. Quando isso acontecer, e para não incentivar esse tipo de comportamento, deixe seu gato de lado e saia de perto dele. Essa será sua maneira de protestar. Com o passar dos dias, ele vai atender que o carinho será interrompido se ele continuar agindo daquela forma. Na outra ponta, você deve aplicar técnicas de reforço positivo para fazê-lo compreender como se comportar durante um carinho.
Com vista a atender essa finalidade, pode-se usar um simples “muito bem” em um tom de voz mais suave ou até mesmo apostar em um petisco. Outra maneira de enfatizar o que deve ser feito é acariciá-lo do jeito que você sabe que ele realmente gosta. Dessa forma, vocês começam a construir uma linguagem que é única de vocês dois.