Por que gato se esfrega na gente? Em primeiro lugar, por marcação de território. Já ouviu falar dos felinos selvagens marcando até mesmo tronco de árvore que pertence a sua área de atuação? Mas em segundo – e mais importante – lugar, o gato sabe que você é dele, que pertence à família dele. Sendo assim, é importante marcar você também como o cheiro que lhe é característico. Claro que em se tratando de felinos domésticos, eles se esqueceram um pouco essa parte de viver em grandes savanas, de caçar o próprio alimento, mas aprenderam a dar valor aos tutores que o alimentam e protegem. Por conta disso, ele sabe que você é um humano amigo! E humanos amigo ele quer por perto.
Gato se esfrega na gente para marcar território
Os gatos, quando lambem a si mesmos, também estão passando o cheiro dele para outras partes do corpo. Você acha que seu mascote está se lavando, não é mesmo? Até um certo ponto isso está correto, não deixa de ser uma higiene prazeirosa. Mas ele está, na verdade, se marcando. Depois disso, de colocar seu odor em outras partes do corpo, ele esfrega esse cheiro que está em seu corpo em outros objetos – e pessoas – da casa. Lembrando de alguma coisa? Pois é.
Normalmente, gatos usam urina, feromônios e até as garras para marcar aquilo que lhes pertence, como o jardim e o sofá da sua sala. Lembrou de mais alguma coisa? Então, na natureza ele estaria marcando troncos de árvores com unhas e urina. Na falta de arbustos, vai o sofá da sala mesmo. E como parte do seu território também está aquele par de pernas humanas que ele se afeiçoou.
E por fim, quando o gato está dando mordidinhas em seu dono, lambendo-o ou se esfregando nele, está sendo carinhoso com seu tutor, sim, mas que está se aproveitando do momento para marcá-lo como seu, ah…isso ele também está fazendo!