Gatos gostam de tomar sol não para provocar o aflito tutor, pessoa que não sabe se protege o gato dos raios solares ou se o deixa torrando esticado sobre a cadeira da sacada.
Não se afobe! Saiba que gatos gostam de tomar sol pelo simples prazer de usufruir do calor e, a princípio, ele mesmo sabe quando é hora de procurar uma sombra.
Por que gatos gostam de tomar sol?
O costume é milenar e vem como herança genética. Ademais, quem nunca viu um programa de televisão onde famílias inteiras de grandes felinos, como leões, ficam horas tomando sol? E isso em uma região já castigada por temperaturas que ultrapassam os 45ºC ! Com efeito, seu felino é uma versão miniatura dessa população, e herança é tão expressiva que muitos gatos, mesmo domésticos, ainda procuram ambientes quentes para repousar. Isso que explica sua preferência por estar perto de lareiras, em cima de camas quentinhas e até deitado sobre a televisão. Porque a verdade é essa: gatos gostam de calor.
Reações internas catalisadas pelo calor
Na vida selvagem, felinos são caçadores noturnos. Aliás, isso ajuda a explicar porque seu gato dorme tanto durante o dia. E como dormem!!!! Consequentemente, boa parte dos felinos só começa a estar mais ligado ao o que acontece ao seu redor mais para o final do dia. Se deixar, gatos ficam a tarde toda dormindo e de preferência sobre uma superfície quente. Sol, assim como o calor, é fonte de energia, e muitos mamíferos selvagens sabiamente costumam armazenar essa energia durante o dia para gastá-la à noite, momento em que vão precisar dela para a prática da caça.
Enquanto um gato dorme, e isso pode ser debaixo do sol, muitas reações enzimáticas acontecem dentro do organismo dele e isso inclui aquelas relacionadas ao crescimento e à digestão. Uma vez que caçavam e se alimentavam à noite, nada mais inteligente do que descansar durante o dia. Enquanto dorme, animais reduzem seu metabolismo e consomem menos a precisa energia, a mesma que seus antepassados sabiam gerenciar. Eles acabaram aprendendo que o calor era um luxo que se obtinha de dia, através dos raios solares, pois a noite, mesmo em regiões inóspitas, costumam frias.
O sol faz bem para os gatos
Embora gatos domésticos não sofram com o frio noturno nem precisam gastar a energia caçando à noite, seus hábitos milenares não foram perdidos. O sol que aquece os corpos é uma fonte vital de energia e deve, sempre que possível, ser preservada. Em nosso tempo, contudo, os felinos domésticos podem se dar ao luxo de buscar raios de sol pelo puro prazer de usufruir do calor sem precisar deles para sobreviver.
Embora felinos domésticos possam viver em ambientes frios e com pouco sol, o que é observado em população que vivem em temperaturas abaixo de zero, ainda assim segue sendo prazeiroso o ato de tomar sol, sem esquecer que muitas reações enzimáticas são catalisadas no organismo do gato momento em que o animal está sob o contato solar.
Atenção com filhotes e gatos idosos!
Tomar sol pode ser bom para gatos, mas cuidado com filhotes e idosos por conta da isolação. Apesar de os felinos, ao se sentirem mal com o calor, procurar locais mais frios, isso não poderá ser feito se eles estiverem trancados em ambientes pequenos, como a área de serviço.