Por que gatos ronronam? Em um primeiro momento, o senso coletivo diz que gatos, quando ronronam, estão usufruindo de situações de prazer e satisfação, em especial nos momentos em que estão ao lado de seus tutores. No entanto, não é só por isso.
Por que gatos ronronam e para que serve?
É da laringe do gato o som mas cativante dos felinos. E aparece cedo. Com poucas semanas de vida, lá estão os gatinhos ronronando. Os gatos ronronam em função de um mecanismo que é acionado a partir do cérebro do animal, e um dos gatilhos é mesmo seu estado de satisfação. Sendo assim, a aproximação do tutor, a chegada da comida e até um carinho onde ele gosta desencadeia o estímulo. De acordo com muitos tutores, essas são algumas das conhecidas situações que explicam porque gatos ronronam.
Nem sempre gatos ronronam porque estão felizes…
Mas então o que explica um gato hospitalizado começar a ronronar? Sim, isso acontece. Da mesma forma, há relatos de gatos que ronronam durante o temível banho e até em locais e com pessoas desconhecidos dele. E onde está o prazer nisso para justificar porque gatos ronronam?
Outra dúvida se gatos ronronam porque estão felizes é a intensidade com que eles emitem o som. Alguns permanecem nesse estado muitas horas ao dia emitindo um ruído que você consegue escutar mesmo que ele esteja no chão. Já com outros gatos você mal escuta o ronronado. Saiba que o som de um ronronado varia de 20Hz e 150HZ, o que explica seu ouvido detectar que está seu gatinho ronronando a poucos passos de distância de você.
Embora na maioria das vezes o mecanismo ativado parece ser por momentos de satisfação, fala-se também que gatos ronronam simplesmente porque devem ronronar. Então surgiu a hipótese de que seria uma característica dos felinos independente do seu estado de espírito.
Será?
Porque gatos ronronam: sinal de atenção e cuidado
Sim, alguns especialistas afirmam que o ronronar é uma herança felina ao longo dos séculos e possui diferentes significados. Pode ser que o gato entre em uma situação de quase “transe”, e assim procure se acalmar, o que poderia explicar aqueles que ronronam em situações de estresses. Outros gatos ronronam até dormindo, e estudiosos acreditam que possa trazer alguma espécie de benefício ao animal no momento em que ronrona, embora isso não esteja bem esclarecido. No entanto, em nossos dias, muitos tutores acreditam que gatos ronronam como uma forma de reconhecimento ao bem-estar de ambas as partes, gato e humano, por estarem serenamente usufruindo da existência. Nesse caso, e talvez seja esse o que nos interessa, gatos que ronronam não deixa de ser uma forma de comunicação identificada pelo tutor, e que ainda serve para estreitar laços entre eles já que a pessoa identifica o que traz prazer para seu gato.
Além do mais, gato é animal mas não é burro. Ele sabe, ainda, que ronronar dobra seus tutores do avesso. Quem não se levanta e sai correndo atrás de um sachê de comida quando o bichano vem ronronando no meio das suas pernas? Irresistível, não? E dessa forma ele termina por saciar a sua fome. Sendo assim, ronronar pode ser um excelente negócio para os gatos!