Você e seu mascote, altas brincadeiras e de repente zás!!!!!! O gato simplesmente agarra sua mão e dá “aquela” mordida. Aí vem a pergunta: quais os motivos por que o gato morde o dono se eles estavam brincando numa boa?
O que pode ser um problema comportamental também pode ser reflexo de alguma doença. Siga a leitura veja qual se adapta ao seu caso.
Por que o gato morde o dono
1.Gato com dor
Primeiramente, se pergunte a si mesmo se a agressão sempre foi assim ou se foi um hábito adquirido nos últimos dias. Isso faz uma enorme diferença, uma vez que seu felino pode estar com dor nas costas, por exemplo, consequência de uma queda que você não viu. Um dos motivos que o gato morde o dono a brincadeira, você tocou onde ele sente dor. Instinto pode explicar por que o gato morde o dono, uma vez que ele foi direto com o dedo na ferida do animal.
Tumores de mama, dores articulares e otites são outros exemplos que podem explicar esse comportamento.
2.É o jeito do seu gato de brincar
Isso também acontece. Seu gato não faz por mal, é o jeito dele de brincar é ter um acessos desses de vez em quando, como se estivesse abocanhando um brinquedo. Alguns gatinhos, tirados precocemente de suas mães, podem fazer ele tipo de brincadeira, uma vez que foram retirados do convívio dos irmãos bem na época em que iam aprender a controlar suas mordidas. Isso porque os irmãos revidariam uma mordida forte, represália que faz com que o gato comece a entender que se for aplicada aquela força, o outro vai sentir dor.
No entanto, frequentemente os próprios tutores incentivam seus felinos a atacarem de brincadeirinha. Problema é que o gato cresce, e daí os dentes se tornam uma ameaça mais real de ferimento. Enquanto você urra de dor, seu gato acha que está agradando. Essa forma de comunicação é um dos para o gato morder o dono por que o gato morde o dono. Sendo assim, resista a tentação e estimular uma guerra com seu felino. Isso porque mais tarde você paga o preço. Procure usar objetos, quando é assim, e não seus dedos durante a brincadeiras.
3.Ameaça
Outra explicação de por que o gato morde o dono é que entre uma brincadeira e outra, seu felino se sentir ameaçado. Isso responde a súbita mordida. Ele pode não gostar que toque em sua barriga, por exemplo, e se sentir seus dedos ameaçadoramente perto dela, lá vem dente. Às vezes, depois desse primeiro surto, seu gato sai em disparada, uma forma de fugir daquilo que ele não gosta.
4.O macho aqui sou eu
Frequentemente, gatos não -castrados podem se achar o dono do campinho e morder quem o afronta. Isso é menos comum com os tutores, mas pode acontecer com filhos ou visitas da casa. Esses gatos costumam ser terrriotrialistas e pode ser que sejam daqueles que urinam pela casa para marcar território. Isso também pode acontecer quando tem mais de um gato na casa. Um deles pode se tornar mais agressivo para tentar se impor ao outro e essa necessidade de se mostrar mais poderoso pode valer também sobre seu tutor.
5.Agressão das fêmeas: maternidade e cio
Gata no cio é gata temperamental. Isso porque seus hormônios estão gerindo seu comportamento, o que pode explicar atitudes fora do esperado que explica por que o gato morde o dono. Da mesma forma, isso pode acontecer com gatos machos. Por sentirem uma fêmea nas proximidades, e por estarem reclusos em casa, podem ser tornar repentinamente mais agressivos.
Outra manifestação que explica agressão temporária em gatas é quando se tornam mães. Todavia, esse comportamento tende a arrefecer quando os gatinhos se aproximam dos 40 dias de vida.
6.Tensões no lar
Filha adolescente com namorado novo? Gritaria por que não faz os temas? Divórcio à vista? Tensões familiares, mesmo que temporárias, podem ter reflexo no comportamento dos gatos. Em outras palavras, seu gato está estressado e não precisa muito para estravar a tensão. Sendo assim, basta um dedo do tutor mais perturbador e zás!!! Lá vão os dentes novamente.
7.Deu, não quero mais
Algo que pode acontecer com gatos mais temperamentais é “deu, não quero mais brincar”. E o jeito dele de se fazer compreendido é morder o dono. Mais uma vez, isso tem a ver com o jeito de seu gato em se comunicar, comportamento que pode ter vindo de sua infância.