O saco escrotal do cachorro fica escuro por três principais razões, a saber:
- pigmentação vinda com a idade
- cicatrização de ferimentos
- espessamento dos tecidos
Cães de pelagem branca podem tem a pele do testículo de cor que varia de cor de rosa a branco por muito tempo – meses, até -, mas seguramente mais tarde os testículos começarão a mudar de cor assumindo tons mais escuros que variam do cinza ao preto.
Saiba ainda que o saco escrotal costuma ter uma pele mais enrugada e tende a se tornar espessa em virtude do atrito constante do cachorro no chão. Por conta disso, a pele do saco escrotal não pode ser fina nem delicada. E por estar em constante contato com o solo, a pele do saco também passa a ter ferimentos com certa freqüência, alguns imperceptíveis, mas que contribuem para tornar a pele mais escura.
Cães que sofrem com dermatite naquela região também costumam ter a cor alterada. Às vezes aparecem feridas no testículos do cachorro e a cor estar diferente se deve ao processo de cicatrização. Desconfie se o animal começar a lamber muito a região genital. Uma vez curado, o tecido cicatrizado é passa a ter a cor mais escura, e isso explica o porquê de a pele ter diferentes “nuances” de cor se comparado um lado ao outro.