Via de regra, gatas de tamanho médio e pelo curto já devem ser observadas para a puberdade a partir do quinto mês de vida. Isso costuma variar com o peso da fêmea, fatores genéticos, época do ano e até presença ou não de machos próximos à moradia de sua mascote, mas entre cinco a doze meses a maioria costuma mostrar sinais de cio.
E vamos torcer para que sua gata seja daquelas mais manhosas, e não as fiasquentas que fazem com que tantos tutores percam o sono no meio da noite. De uma simples esfregada de perna até tentativas desesperadas de fuga e miados prolongados durante a noite, logo você saberá como sua gata se comportará em função de seus hormônios.
Então esteja atentos aos seguintes sinais de cio em gatas:
- Miados longos e frequentes;
- Esfrega-se nas pernas do tutor por mais tempo a ponto de ser insistente;
- Esfrega o corpo na mobília da casa;
- Ao ser tocada, costuma agachar-se com o peito para o chão e eleva o quadril;
- Pode ter o costume de mover a cauda para o lado deixando livre a genitália;
- Pode fazer xixi pela casa fora do local habitual. Ela faz isso para marcar o território e deixar seu odor para o macho. Essa manifestação ocorre especialmente em gatas que têm gatos por perto;
- Tentativas inesperadas de fugas. De repente a fresta da janela virou um perigo;
- Brigas entre gatos, quando moram na mesma casa;
- Se voce tem mais de uma gata, talvez os sinais aconteçam quase simultaneamente entre elas.
A intensidade e freqüência desses sinais de cio em gatas costumam variar conforme já foi explicado no início deste post. Algumas mostram mais determinados sinais em relação a outros. A duração varia de 5 a 14 dias, e isso também depende da sazonalidade, fatores genéticos e presença do macho.