É impossível você não identificar quais são os sintomas da parvovirose canina se é essa a sua dúvida. Isso porque quando a gente diz que é vômito seguido de diarreia hemorrágica, você saberá exatamente o que isso significa na parvovirose. O vômito é “O” vômito, e a diarreia é “A” diarreia, entende? Os sinais são inconfundíveis, tão severos e aterrorizantes que você vai correr com o cachorro para receber assistência veterinária tão logo ver aquela poça de sangue sair junto com fezes molecadas e verdadeiros pedaços da mucosa intestinal.
O odor também é insuportável tanto que você se dá conta de que algo muito errado está acontecendo. A questão é que esses sinais aparecem alguns dias depois de seu pet mostrar-se sem apetite, quieto em um canto e talvez após um ou dois episódios eméticos ao dia (vômito). Até aí pode ser infecção intestinal, um mal-estar passageiro. Se você é daqueles mais observadores, pode constatar que ele estava febril nesses dias, algo em torno de 41 graus.
Tutor mais assustado, aquele que se antecipa e leva ao veterinário à sombra de qualquer sinal, faz um bem danado ao cachorro se levá-lo antes das fezes sanguinolentas aparecem. Isso significa meio caminho andado rumo à recuperação. Mas não é o comum. Parvovirose inicial se confunde com outros sinais inespecíficos de problemas intestinais e via de regra o tutor acredita que em um dia ou dois isso vai passar. Antes fosse assim. No terceiro dia, ou mesmo antes dele, seu pet pode perder a vida.
É a parvovirose.
Quais são os sintomas da parvovirose canina
Vômito, diarréia hemorrágica e profunda apatia vão simplesmente nocautear seu cachorro. Mas não é o vírus em si quem mata seu mascote. A desidratação é imediata e severa. E se não bastasse, é acompanhada de anemia profusa podendo o quadro ser agravado por bactérias oportunistas.
A gente nem espera o resultado vir do laboratório para já ir medicando seu mascote. O problema é que quando chega nesse fase, diarréia com sangue e vômitos constantes, você já pode ter perdido dois dias, um precioso tempo em que seu mascote já poderia estar recebendo atenção.