
Com aproximadamente seis meses de idade é quando começa o cio da gata, período sabidamente inquietante, por vezes traumático a ponto de tutores levantarem no meio da madrugada e levar a mascote para dormir em outro lugar.
Exatamente quando começa o cio da gata leva em conta a época em que ela nasceu, sua genética e conformação física. Isso porque gatas costumam entrar no cio nos meses em que os dias começam a ficar mais longos, ou seja, outono e primavera. Mas se ela nasceu nesse período, até os dias voltarem a ser longos pode estar sua gatinha com 7 ou 8 meses de idade.
E uma vez entrando no cio, o que pode levar duas semanas com manifestações que nem sempre agradam os tutores, sua gata tem algumas semanas de intervalo e lá vem o cio novamente. Gata não é como cadela. que entra no cio uma ou duas vezes ao ano dependendo do seu tamanho. Gatas são o que chamamos de poliéstricas sazonais. Ou seja, uma vez nos meses de alta luminosidade, elas começam a entrar no no cio até encontrar – e cruzar – com um gato. Os cios também têm fim quando os meses de menos exposição solar intimidam seus cérebros a ovular.
Entende por que os tutores acabam castrando suas gatinhas? É o preço que se paga para ter uma gata em casa.
Saiba, contudo, que nem todas a gatas fazem aquele fiasco que fez jus à fama que elas têm. Tem gata que fica literalmente manhosa na época do cio, mia muito, fica na janela ou porta esperando a oportunidade de fugir, se alimenta pouco e parece inquieta, sempre insatisfeita. Isso, depois de 10 dias, passa, mas pode voltar a ter essas manifestações aproximadamente 8 semanas mais tarde.