Mais importante que saber quando dar remédio de vermes para filhote de cachorro é saber se ele precisa mesmo disso. Pasme, mas existem ninhadas que simplesmente não precisam tomar vermífugo porque a família vive reclusa e verminose é um fantasma distante naquela casa.
No entanto, até poucos anos atrás, fazia parte do tratamento profilático dar vermífugo aos filhotes. Até porque eles vivem com a boca onde não devem e podem engolir ovos de parasitas que podem vir na sola de sapatos, por exemplo. Da mesma forma, cachorro eram criados dentro e fora do pátio, saiam quando queriam, comiam detritos da rua e tinham mais contato com sujeiras. Hoje em dia, com os pet criados em apartamentos, não é raro exames parasitológicos de fezes darem resultados negativos. Sendo assim, dar vermífugo não tem nenhum serventia.
Quando dar remédio de vermes para filhote de cachorro
O ideal é quando ele precisa, e isso se verifica por meio de exames de fezes. Mas claro, é mais barato e prático colocar vermífugo boca abaixo do filhote de cachorro do que se deslocar até um laboratório e fazer exame de fezes. É barato, mas exige mais tempo do dono do animal. Até porque não se sabe que espécie de vermes pode estar habitando o intestino do cachorro. Ancilóstoma, Ascaris, Trichuris, Dipilidium? São muitos os vermes e sempre é bom atacar diretamente o problema. Obviamente que o mercado farmacêutico investe em medicamentos compostos, ou seja, aqueles de amplo espectro que mata tudo e mais um pouco.
Mas se você está com a neurose de que seu filhotes tem vermes – e se ele é filho d uma cadela de rua as chances não são pequenas – comece o tratamento com vermífugo oral – quando o filhote estiver com 20 – 25 dias de vida. Se vierem “minhocas” ou “grãos de arroz” nas fezes, bingo! Você matou os vermes. Dali a 15 – 20 dias você repete a medicação. Não fique administrando vermífugo uma vez ao mês que é dinheiro posto fora. Ademais, fornecer medicação contra vermes sem orientação pode causar, além de resistência ao produto aplicado, intoxicação nos cães.
Como saber se o filhote de cachorro está com vermes
Filhote nascido em abrigo ou na rua têm vermes. Aliás, a barriga deles pode estar inchada em função da presença do parasita. Isso porque alguns vermes podem ser transmitidos via plantaria ou pelo leite materno. Pulgas também fazem parte do ciclo de um tipo especifico de parasita intestinal.
Porém, a partir da primeira dose de vermífugo, eles passam a ganhar mais peso. E não entre nessa de dar vermífugo todo mês. Matou, está morto. É necessário uma nova infestação para justificar outra dose de vermífugo.
Para quem tem pet em casa, e não se preocupar com verminose, o interessante é medicar a mães dos filhotes antes de ela engravidar. Também não costumo medicar a cada seis meses, ainda mais se o cachorro é da turma que fica mais tempo em casa. Tenha o costume de fazer exame coprológico. É fácil, barato e direciona melhor o tratamento, se este for necessário.