É importante o tutor saber quando pode dar banho em filhote de cachorro para não trazer maiores complicações para a vida do seu novo mascote. Saiba que filhotinhos costumam ter uma proteção na pele que não pode ser quebrada sob pena de ele desenvolver problemas dermatológicos em idade muito precoce. Sendo assim, deve-se respeitar algumas regras antes de partir para o primeiro banho em um cachorrinho.
Saiba o melhor momento para dar banho em filhote de cachorro
Por outro lado, um cãozinho há muitos dias ao lado de sua mãe e irmãos começa a cheirar mal assim que começar a ingerir alimentos sólidos. Isso porque sua mãe não vai mais lamber e engolir as fezes do filhote cujo aparelho recebe alimentos que não apenas o leite materno. Sendo assim, seu mascote pode estar literalmente sapateando no próprio cocô.
Uma época interessante e que pode dar banho no filhote de cachorro é a partir dos 45 dias. Claro que se ele mergulhou nas fezes precisa de pelo menos um lenço umedecido para remover os detritos mais pesados do pelo. Mas banho, aquele de imersão, você poderá fazer com menos riscos a partir da sexta semana de vida. Mas isso não quer dizer colocar o animal dentro de uma bacia e passar sabonete em todo o corpo. Seu mascote ainda precisa manter aquela proteção na pele mencionada no início deste post.
Logo, você pode banhá-lo, mas com produtos neutros, sem cheiro, e que não deixem resíduos no pelo. Nessa fase da vida do animal nem pense em condicionador e tenha em mente que o pelo de seu mascote deve ser muito bem seco – inclusive com o auxílio de um secador de cabelos – para que ele não desenvolva fungos.
Qual a melhor freqüência de banhos para um filhote de cachorro?
Esse primeiro banho é interessante quando o animal sai do canil e vai para a casa do novo dono. Ele retira as impureza do pelo e entra limpinho na nova casa. Com 45 dias você pode dar o primeiro banho, mas não pense que isso quer dizer que ele está liberado para banhos semanais. Nada disso. É interessante manter a freqüência do banho mais espaçada até que ele tenha 3 ou 4 meses de idade. Tudo isso para manter a integridade de sua pele.
Então procure banhar seu filhote quando ele realmente está com o cheiro ruim. E uma vez sendo bebê, seus pelos ainda estão curtos, o que facilita higiene e estende a limpeza do primeiro banho por mais tempo. Assim, procure banhar seu filhote com um intervalo não inferior a 20 dias. Converse com o veterinário que o está acompanhando nas vacinações. Ele terá uma ideia mais adequada da saúde da pele e do pelo do seu mascote.
Leia ainda: