Saber quando pode dar banho em filhote gato não é difícil. Isso porque terá um momento em que você já estará tapando o nariz para não sentir o cheiro de um gatinho que nunca tomou banho na vida. Salvo a língua de sua mãe, um filhote de gato com 40 dias de vida já pode conhecer um banho havendo necessidade dele. Muitos tutores, com medo de banhar seus filhotes, acabam contribuindo para a proliferação de doenças de pele, por exemplo, quando estão os animais muito sujos.
Quando pode dar banho em filhote de gato
Você pode dar banho em filhote de gato quando ele estiver sujo, cheirando a leite azedo ou a fezes. Isso porque gato com mal odor atrai moscas e isso é péssimo para todos. Portanto, não tenha medo de dar banho em um gatinho, ele não vai morrer por conta disso. O importante é o tutor estar bem preparado para um banho morno, rápido e sem estresse para o gato. Depois disso, ele deve ser bem, mas bem seco mesmo, para não dar problemas de fungo, alergias e até mesmo resfriados. Fora isso, vai fazer bem a ele remover detritos que podem estar há semanas colados no pelo do corpo dele.
Faça do banho uma feliz experiência
Cabe salientar, ainda, que o sabonete a ser utilizado deve ser neutro, de preferência o mesmo que você usaria para um bebê recém-nascido. Por ser de tamanho minúsculo, fica fácil manejá-lo até mesmo dentro de uma bacia. Mas isso não quer dizer que o banho pode ser de qualquer jeito. Faça movimentos firmes e suaves; a bacia não deve facilitar escorregões e nunca coloque água diretamente na cabeça do gato porque ele vai se sentir afogado com isso.
É importante estar atento a esses pequenos detalhes. sabe-se que gato e água nunca se deram muito bem, mas se seu gatinho aprender que um banho morno pode ser relaxante e divertido, ele será um gato que não apresentará grandes problemas quando precisar frequentar uma petshop.