É só pronunciar a primeira letra do petisco preferido que lá vem seu cachorro abanando o rabo. Saiba quando pode ser oferecido um petisco ao seu pet sem comprometer seu comportamento nem seu apetite para o almoço ou janta.
O que apelidamos de “cocaína dos cachorros”, petiscos são preparados com ingredientes perfeitos para deixar os pet enlouquecidos por eles. O produto é feito com quantidade de gordura e carboidratos que agradam ao suficientes para agradar ao paladar de seu mascote, o que faz ele vibrar toda vez que vê aquele pacote em sua mão. Sempre será melhor uma suculenta lasanha a um potinho de arroz branco, não é mesmo? Para eles não é diferente, mas tenha em mente que petiscos industrializados costumam ter excesso de sal e/ou gordura para seu pet, daí ser oferecido em forma de agrado, não de refeição principal.
Um petisco pode ser usado como um reforço positivo e essa é uma sua suas principais atribuições indo o assunto é adestramento. O animal, ao acertar um comando, recebe aquilo que ele deseja. Isso o estimula a praticar o desafio, quando o comportamento foi executado de forma correta. Aí entra o “senta”, “deita”, “dá a patinha”. mas também pode ser usado para dar agradinho ao seu mascote desde que não seja na hora errada.
Quando é a hora errada?
- Nunca, jamais, nem pense em dar um petisco para fazê-lo parar de latir, você só reforça esse tipo de comportamento;
- Da mesma forma, não dê petiscos se ele fez, momentos antes, algo inadequado, como xixi fora do lugar;
- Duas horas antes ou depois da refeição principal não é um momento apropriado;
Quando pode dar petisco para o cachorro?
- Dê assim que ele fizer algo bacana e desejável para a boa conduta, como por exemplo, xixi no lugar certo ou obedecer a um comando;
- Se ele está quieto, ofereça, sem motivo algum, um petisco, e faça um carinho na sua cabeça;
- Momentos antes ou depois de uma atividade ou brincadeira. Se o petisco for muito calórico, dê preferência para antes. Sendo assim ele terá tempo para queimar a caloria.
Qual o melhor petisco?
- O petisco não precisa ser comprado pronto. Nutrólogos que me perdoem mas meu cachorro ama presunto;
- Brócolis, cenoura e maça também caem bem. Descubra algo saudável e mantenha sempre um pequeno estoque na geladeira para esta finalidade;
- Falando em recompensa, ela pode ser algo que ele goste muito e isso vale para brinquedos e passeios, não necessariamente alimento saboroso.
Quer fazer um biscoito de maçã para comer junto com seu pet? Então clique aqui.