Quantas vezes a gata deve cruzar para engravidar? Basta uma, e no dia certo, este que ela indica com a manifestação do cio. Saiba que a ovulação das fêmeas felinas não são em nada semelhantes às mulheres, nem mesmo às cadelas. Isso porque nessas últimas espécies a ovulação se dá independente da cópula. As fêmeas ovulam quando os hormônios assim determinam e a cópula deve acertar o dia próximo a essa ovulação. Para as gatas não funciona dessa maneira. Elas necessitam da cópula, o que serve de estímulo para a ovulação.
Sim, gatas são assim. O coito é um estímulo para que os ovários liberem os óvulos. Estes, na sequência, serão fertilizados pelos espermatozóides do macho que realizou o acasalamento. Por essa razão, os filhos de uma gata são todos do mesmo pai, o que já não acontece com cadelas, fêmeas que podem ser fecundadas por mais de um macho durante sua ovulação.
Quantas vezes deve a gata cruzar para engravidar
Estando sua gata no cio, você já tem o sinal de que seus hormônios estão trabalhando para fins reprodutivos. E uma vez a gata tendo a cópula nesse período, grandes passam a ser as chances de ela ser fecundada e gerar seus tão esperados gatinhos.
Se ela não teve prenhez positiva, é necessário ter mais atenção na próxima cópula e permitir mais de um acasalamento. Da mesma forma, deve-se investigar a fertilidade do macho, seu histórico reprodutivo inclusive, para verificar onde pode estar o problema.