Quanto mais a cadela cruzar mais filhotes vai ter se estivermos considerando o tempo de cio que leva de 9 a 14 dias aproximadamente. Sim, essa afirmação pode ter fundamento porque pensa aqui comigo: se sua cadela cruzar no oitavo dia no cio, pode acontecer de os espermatozóides morrerem em grande quantidade antes de fecundar os óvulos que não necessariamente estarão prontos no dia do cruzamento. Da mesma forma, pode m os animais cruzar tardiamente no cio e perderem parte da viabilidade dos óvulos.
Confuso? Nem tanto. Saiba que a mãe natureza é generosa quando o assunto é reproduzir. Os hormônios que estão controlando o ciclo reprodutivo de sua mascote são inteligentes, e haverá um período em que tanto ela quanto o macho estarão se procurando repetidas vezes na semana com vistas à fecundação.
Em um cio longo, quanto mais a cadela cruzar, mais filhotes ela vai ter
Mas sem paranoia. Saiba que para sua cadela pegar cria, ou seja, para você ter filhotes de sua mascote, basta uma única cópula, um único cruzamento no dia de maior fertilidade dela. O segredo está mais em saber o dia mais fértil de sua cadela do que sair cruzando todos os dias. Até porque o macho precisa de um repouso para aumentar o número de espermatozóides por cópula e garantir a fecundação dos óvulos. Sendo assim, pode sua cadela engravidar tendo cruzado apenas uma única vez. Porém, se você não quer perder o cio, e garantir maior número de óvulos fecundados, o melhor a fazer é permitir à fêmea receber o macho pelo menos 3 vezes durante o cio, dia 09, 11 e 14 do ciclo, por exemplo.
Cachorro macho pode ser fértil ou estéril
Outra coisa que pouco se fala é se estamos cruzando a cadela com um cachorro em idade fértil. E idade aqui é documento. Precisamos sempre considerar até que ponto a qualidade do ejaculado do macho é aquilo tudo que a gente espera e precisa dele. É, tem isso também. Por conta disso, de não saber por anda anda a fertilidade do macho, é uma estratégia interessante cruzar mais vezes para justamente garantir um número bom de espermatozóides para o período reprodutivo da cadela. Você até pode fazer um exame no macho para saber se ele é um bom produtor de espermatozóides vivos. Mas geralmente o tutor não tem essa informação.
Logo, se pensarmos dessa forma e considerarmos essas possibilidades descritas aqui, sim, quanto mais vezes a cadela cruzar, mais filhotes vai ter. Mas volta a dizer que isso não é regra. Um cão jovem e com bom número de espermatozóides por ejaculação pode fecundar vários óvulos bastando um único cruzamento no dia certo.
E outra coisa: idade, já falei, no quesito reprodução é sim documento. Cadelas mais velhas terão menor número de óvulos. E no quesito fertilidade, os machos mais velhos ficam em forte desvantagem em relação aos mais novos.
Quer saber mais sobre a reprodução do seu mascote? Dá uma procurada aqui nos links abaixo.