Quanto tempo depois do parto gata entra no cio? Costuma variar – e muito! – e tem a ver com a época do ano em que a gata deu à luz. Mas boa parte dos tutores relata de 2 a 4 semanas depois que os filhotes deixam de mamar nas suas mães. Se for assim, considerando o dia do parto mais o período de desmame, espera-se que a gata volte a ter cio de de 10 a 12 semanas depois do nascimento dos filhotes.
No entanto, há tutores que afirmam terem percebido sinais de cio logo depois da gata dar cria, ainda durante a amamentação dos filhotes. Mas isso não é comum. Depois de a gata parir, os hormônios que prevalecem nesse período costumam bloquear àqueles destinados à reprodução. Mas havendo um macho de plantão pelas redondezas, pode ser que a gata seja estimulada a ter cio mais cedo.
Conforme a cria vai deixando de mamar em suas mães – porque os filhotes estão crescendo – os hormônios responsáveis pela lactação já se encontram em níveis bem menores. Sendo assim, a presença do macho pode, então, estimulá-la novamente.
Quanto tempo depois do parto gata tem cio: o efeito da luminosidade
Sabe-se, ainda, que uma parcela significativa de gatas entra no cio conforme aumenta o período de luminosidade durante o dia. Essa acaba sendo a diferença não apenas de quantas semanas depois de parir gata volta a ter cio, mas a intensidade dele. Logo, se a gata deu à luz no final do outono, pode ser que ela só volte a ter cio na primavera. Isso não impede que ela o tenha no outono, logo depois do parto – vá que tenha um gato por perto -, mas seguramente seus sinais serão menos intensos se comparados àqueles que se verifica nos meses mais quentes do ano.
Se for assim, se a gata deu cria em meses frios, o tempo depois do parto que gata entra no cio pode ser bem maior que dois meses. Mas quando estamos lidando com tantas variáveis – hormônios, luz e presença de gatos – esteja atento depois de 60 dias após a gata dar à luz, ela já pode estar começando um novo ciclo.