7 situações onde remela no olho de cachorro que precisam de atenção
1.Conjuntivite
Estatisticamente, a conjuntivite é de longe a maior causa patológica de remela no olho no cachorro. Também de longe é a menos inquietante. Alguns vírus, traumas, substância irritantes e até mesmo um início de alergia podem causar aquele vermelhidão característico do olho com conjuntivite. As pálpebras também podem se mostrar inchadas. Isso pode ocorrer em um ou ambos os olhos. Embora não seja grave em um primeiro momento, a conjuntivite precisa ser tratada para não se transformar em algo mais sério que pode acontecer quando o animal o esfrega coçar. Úlcera de córnea é uma das complicações e cursa com remela no olho de cachorro em função da infecção que se cria.
2. Higiene
Menos traumático, mas outra fonte de remela no olho do cachorro, franjas muitos compridas e a falta de higiene ocular pode contribuir com a conjuntivite. A diferença aqui é que basta abrir a região e permitir ventilação para corrigir o problema. Se a questão é higiene, é fácil reverter o quadro. Barro, poeira, areia. Tanta sujeira e a poucos centímetros do olho do cão. Verifique se a saúde dos olhos do seu pet não ficaria melhor se ele tirasse aquela cortina suja da frente de seus olhos.
3.Ceratoconjuntivite
Também conhecida por síndrome do olho seco, a certoconjuntivite ocorre em cachorros cuja glândula lacrimal não se mostra eficiente na sua função de lubrificar o olho. Sendo assim, a córnea sente os reflexos dessa incapacidade e passa ficar ressecada. Em função da deficiência da lubrificação, o olho acaba inflamando. Cabe lembrar que a lágrima também serve como fator anti-séptico no globo ocular, que, na sua ausência, é vítima dos constantes esfregaços na pata do cão. Aqui, a remela no olho de cachorro é consequência dessa inflamação. É uma doença grave que em curto prazo cega seu cachorro.
4.Alergias
Essa é outra causa bem provável de remela no olho de cachorro. É, alergia é algo bastante comum também no mundo canino. São tantas as combinações que fica difícil saber o que pode causar a sessão de tosse, espirro e constante remela no olho de cachorro. Até alergia a determinados alimentos e plantas ornamentais de dentro de casa podem estar causando alergia , e consequentemente, a remela. Em sua fase inicial ou em processos crônicos, são em pouca quantidade, mas frequentes, e geralmente acompanhadas por sinais respiratórios que denunciam desconforto proveniente de irritação da conjuntiva ocular.
5.Glaucoma
Comum na diabetes, o aumento da pressão ocular ocorre quando os líquidos internos não são drenados de forma adequada. O glaucoma afeta não apenas a retina, mas também o nervo óptico. Se não contido, pode levar seu cachorro à cegueira permanente. Assim como outras patologias, o desconforto do glaucoma faz com que o cachorro esfregue o olho, causando vermelhidão e inchaço nas estruturas adjacentes. Não espere que o glaucoma se cure sozinho. Procure ajuda se o cachorro começa a coçar o olho e esbarrar em móveis.
6. Cinomose
Estatisticamente, é a última doença que pode estar acometendo seu mascote. Porém, sabe-se também que é a mais letal. Se seu cachorro tem menos de um ano e não é vacinado contra a cinomose, não demore para levar ao veterinário. E mesmo que seja vacinado, saiba que ele não está 100% imune à doença. Remela no olho de cachorro com cinomose é amarelada e terrivelmente insistente. Ela aparece horas depois de você ter removido do olho do mascote. Na verdade, a remela é consequência da fase pulmonar da doença e é bastante grave.
7. Pneumonia
Toda doença respiratória pode evoluir para uma pneumonia, mas felizmente isso ocorre em poucos casos. Embora seja a cinomose a suspeita número 1 de filhotes com remela amarela nos olhos, eles podem desenvolver pneumonia em diferentes fase da vida. Atenção especial a cães idosos. A defesa imunológica desses animais não é a mesma de um cão jovem. Sendo assim, elimine as fontes de frio que podem comprometer a saúde pulmonar do seu mascote.
Por fim, remela abundante em olho de cachorro velho sempre é motivo de preocupação. Procure assistência veterinária quando acontecer.