Tratar infecção de ouvido de cachorro e resolver de vez o problema só com muita dedicação do tutor aliado ao uso de antibióticos. Não fique postergando tratamento nem mascarando o quadro. Tenha em mente que otite é assunto sério e deve ser exterminado sob pena de evoluir para um quadro ainda muito pior. Os tecidos lesionados podem aumentar em sua extensão. Sendo assim, o dano pode se estender ao ouvido interno e bicheira pode tomar conta do local. Além de coceira, seu cachorro sente dor. A vontade de coçar, no entanto, é tão insuportável que ele mete a pata no ouvido mesmo estando a pele injuriada e ferido ainda mais a si mesmo.
Logo, não permita que seu pet fique muito tempo à mercê desse martírio, ele pode perder a funcionalidade do ouvido afetado.
Saiba, contudo, que existe um tipo de infecção de ouvido de cachorro que você consegue tratar em casa com relativo sucesso, que é aquela com secreções marrons.
Porém, se estão saindo secreções claras e amareladas que exalam cheiro pútrido, meu conselho de veterinária é você buscar orientação de um profissional. Nesse caso, não tem como ajudar seu pet com pomadas caseiras. Isso porque a anatomia do pavilhão auditivo não ajuda muito, daí a indicação de antibioticoterapia via oral ou intramuscular.
Mas esteja ciente de que, uma vez tratando a infecção de ouvido em casa, é necessário muita disciplina de sua parte. Uma vez iniciado o tratamento, ele exige tempo e muita delicadeza na manipulação.
Como tratar infecção de ouvido de cachorro
Infecção de ouvido de cachorro é um quadro comum em cães com orelha peludas e pendulares. Como consequência disso, podemos ver cachorro coçando a orelha e balançando a cabeça, uma situação que o deixa profundamente irritado e de mal com a vida.
A pergunta é: seu cachorro permite você tocar no ouvido?
Sim.
Então segue outra pergunta: ele tem secreção escura (marrom) no ouvido ou pus? Se a resposta é a primeira, temos chance de reverter o quadro de seu pet em casa porque se trata de otite parasitária. Se for pus, se enquadra no perfil de animal que necessita de acompanhamento médico.
Otite parasitária em cachorro: saiba como acabar com isso
O que costuma ser a razão do cachorro coçando a orelha e balançando a cabeça são ácaros, sarna mesmo. Mas não é qualquer sarna, é sarna de ouvido de cachorro. Sendo assim, não tenha medo de que ela passe para você. Saiba, porém, que você pode sentir coceira no braço quando for higienizar o ouvido de seu pet. Embora não consigamos ver o parasita otodex canis passeando sobre sua pele, ele está ali e causa certa irritação.
Para limpar ouvido de cão sugiro investir em uma pinça de uso cirúrgico que você vai usar por toda a vida de seu pet. A melhor é a pinça hemostática chamada “mosquito”, de ponta reta, não a curva. Você a encontra em estabelecimentos que vendem produtos médicos e facilitará muitíssimo a higiene. Ela não é cara, você compra a R$ 20,00 pela internet. E não precisa ser da melhor qualidade de inox. O que importa é a funcionalidade, e, acredite, fará muita diferença.
Essa pinça mantém firme o chumaço de algodão que você vai por na ponta, evitando 100% as chances de ficar um pedaço dele dentro do ouvido de seu pet. Ademais, ela é comprida e vai até o fundo do ouvido do cão. Seu pet vai resmungar um pouco, mas pode até gostar da coceirinha gratuita que você faz com a pinça. E não tenha medo de atingir o tímpano porque ele está bem protegido anatomicamente.
Segue o procedimento:
- Primeiramente, pince o algodão e faça pequenos movimentos com os dedos “enroscando” o algodão de forma a cobrir toda a ponta da pinça;
- Comece limpando pelos bordos e troque sempre que o algodão se tornar escuro;
- Faça movimentos leves, seu cão pode estar com o ouvido muito sensível;
- Uma vez limpa a área externa, aprofunde a pinça e limpe o conduto por dentro;
- Cesse o procedimento depois que o algodão começar a sair limpo de dentro do conduto;
- Não gosto, nesse estágio, de usar produto de higienização de pavilhão auricular. Costumo limpar com éter, se a orelha não está com ferimentos. E depois uso direto pomadas específicas que matem o ácaro do ouvido;
- Porém, para quem gosta de produtos de higienização do conduto auditivo, eles estão disponíveis nas casas do ramo;
- Pode umedecer o algodão com esses produtos mas só depois de remover bem a cera escura;
- Após isso, você aplica fármacos específicos para esta finalidade, otite parasitária em cães;
- No mercado você vai encontrar otoden, otomax, otodex, dentre outros.
- Eleja um laboratório idôneo e esqueça o genérico;
- Coloque pomada profundamente no conduto depois de promovida a limpeza. Eles vem com aplicador;
- Faça isso diariamente por 10 dias;
- Ademais, saiba que a pele do conduto auditivo do seu cão poderá estar espessa e acinzentada. Com o tempo, alguns meses, ela começa a clarear;
- Para cães que sofrem de otite parasitária, cães peludos com orelhas pendulares, é bom você higienizar o pavilhão uma vez ao mês e isso inclui remoção dos pelos e cuidado com umidade.
- A limpeza manterá os ácaros afastados, mas é bom usar uma vez cada dois meses uma pomada contra ácaros com produtos com base oleosa.
Otite bacteriana em cachorro
Mas agora, se seu cão tem pus saindo do ouvido, você está com problemas. Isso porque estamos tratando de bactérias e não sabemos que tipo estamos falando. Se eu disser para você usar o antibiótico que tem em casa, e se o agente patogênico for resistente ao principio ativo desse medicamento, só estaremos piorando a situação do seu cachorro. Primeiro, ele não vai se curar, e segundo, vai alimentar a resistência ao fármaco usado nessa tentativa de reverter o quadro de infecção.
No caso de pus, o melhor a fazer é procurar ajuda, e saiba que:
- Alguns veterinários podem receitar pomadas de uso tópicos e antibiótico por via oral simultaneamente de acordo com o grau de gravidade da otite;
- Talvez eles peçam para ser feito um exame, o antibiograma, o que é muito bom e seguro. Uma vez com esse exame em mãos, o que ocorre em três dias, fica-se conhecendo o antibiótico certo para usar em seu pet. Isso acaba trazendo mais do que economia. Isso porque se extingue as inúmeras tentativas que são substituídas por um fármaco que vai terminar de vez com o problema;
- NUNCA, JAMAIS se perca nos horários ou pule um dia de tratamento. Isso traz resistência ao microorganismo que pode, dessa forma, sobreviver e permanecer mais tempo no ouvido infeccionado do seu cão;
- Além disso, otites bacterianas tem uma causa predisponente. Você precisa identificá-la e acabar com ela para não ter problemas futuros.
Leia aqui dicas para reduzir otites em seu cão.