Um dia você vai dar um alô para seu mascote e verifica o chão sujo assim que ele se levanta dele. E é cor vermelho-escuro. Sangue no saco escrotal do cachorro pode não ser uma visão agradável, mas não se assuste. Por serem um prolongamento do corpo, é comum cachorros terem dermatite de contato na pele dos testículos. Por conta disso, a pele acaba se ferindo, e por estar em constante contato com superfícies sujas, acaba se contaminando e virando uma ferida. O cachorro, ao lamber o ferimento, pode remover a casca da ferida, momento em que o tutor percebe que o chão onde o cachorro estava sentado tem uma mancha de sangue.
Por que aparece sangue no saco escrotal do cachorro?
Isso se deve por três mecanismos principais:
- alergia na superfície que a pele do saco escrotal encosta
- sensibilidade exacerbada
- ferimentos
A maioria dos cachorros não sofre disso. Mas existe uma turma carimbada nesse assunto a ponto de ter mais de um episódio de sangue no saco escrotal por ano. E dói. O pobre cão, ao se sentar, pode emitir um grito e partir para a lambedura. Além do ferimento incomodar por conta própria, a casca da ferida repuxa a pele do saco escrotal, causando bastante incomodo e até dor.
Como tratar ferida no saco escrotal do cachorro
Hipoglós e Bepantol têm se mostrado bem eficientes para tratar esse tipo de injúria. Em especial o segundo, porque é transparente e não mancha tapete nem carpetes. Às vezes o problema vem justamente por assaduras, de ficar a pele se esfregando no chão. Por conta disso, pomadas para assaduras funcionam bem. No entanto, o tipo de produto de limpeza que você usa no piso pode também estar afetando a pele do seu mascote.
Se seu pet é daqueles que vive com o saco escrotal vermelho e está sempre o lambendo, atenção! Dermatite à vista. E isso pode significar sangue no saco escrotal com o passar dos dias. Quando for assim, já coloque pomada para assadura previamente e se certifique de que seu pet não vai lamber o produto. Isso pode ser feito fazendo uso do colar de elizabetano. Pode ser também que seu cão precise de antibiótico para recuperar o tecido lesionado. Isso porque pode acontecer de a pele se contaminar para valer a ponto de você visualizar pus.
Saiba como evitar recidivas
Sangue no saco escrotal do cachorro não é grave, mas incomoda e causa dor. Se a área do ferimento for mantida limpa e protegida do contato com o chão, o problema se soluciona em 7 dias. Apesar de tomar todos esses cuidados, converse com o veterinário se o quadro se mostrar recorrente. Algum tratamento paliativo deve ser instituído e isso inclui o manejo dentro de casa. Acostumá-lo a se deitar em uma cama macia e com tecido hipoalergênico faz bem. O veterinário ajuda você a descobrir o pode estar incomodando a pele do saco escrotal do seu pet.