Não é difícil entender sinais de problema no olho do cachorro. É só olhar para seu mascote e você já percebe que algo está errado. Algumas patologia são reflexos de outros problemas que acometem seu cão, mas não demore para buscar atendimento. Olhos são estruturas sensíveis que sucumbem facilmente às complicações, o que pode comprometer a visão do seu mascote.
1.Cachorro com olho vermelho
Vermelhidão no olho de cachorro pode significar doença no próprio olho, uma inflamação que por alguma razão se estendeu ao globo ocular. Também pode ser reflexo de doenças internas mais graves, estas que cursam com congestão dos vasos sangüíneos.
2.Olho de cachorro inchado
Um olho inchado no cachorro pode significar alergia, traumatismo ou infecção. Isso porque ele pode ter se ferido no olho a ponto de se incomodar. Sendo assim, ele começou a coçar a região ou até mesmo esfregar a cara do chão.
3.Olho fechado
Quando você encontra seu cachorro nessas condições, verifique se ele está com um ou os dois olhos fechados. Esse quadro pode ser consequência do olho inchado, só que está tão inchado a ponto de fechar. No entanto, se são os dois olhos, fique atento para alergia.
4. Meio do olho esbranquiçado
Também são sinais de problema no olho do cachorro quando o meio dele surge mansinhas esbranquiçadas, o que pode ser uma consequência da diabetes. Aquela placa branca nada mais é do que deposição de manitol, uma espécie de açúcar que se acumula no sangue. Mas também pode ter outras causas outros tipos de placas. Verifique a saúde geral do seu pet. Ele pode estar enxergando mal por conta disso.
5.Olho com remela amarela ou verde
Olho com remela amarela ou verde passa a ser suspeito de infecção. Secreções com pus costumam ter essa cor. Mas atenção! A infecção pode não ser no olho, mas no maxilar e até mesmo no pulmão. Isso ocorre porque as secreções estão, literalmente, saindo pelos olhos!
6.Cegueira
Olhos com aquela placa branca no meio não deixa de ser um início de cegueira, mas outros fatores fazem com que seu cachorro passe a enxergar mal. Você verifica isso quando ele se perde na garagem do condomínio ou segue as pernas de outras pessoas no parque. Isso acontece, na verdade, porque ele está é enxergando pouco. Cães nessas condições também costumam “travar” em um passeio, ou seja: eles sentam e se negam a caminhar porque estão inseguros, uma vez que não enxergam direito. Por fim, não precisa ser muito mágico para entender os sinais de problema no olho do cachorro, um vez que ele esbarra nos objetos da casa.
7.Glaucoma
Esse mal é silencioso, isto é, às vezes não dá sinais aparentes. Ainda assim faz um estrago danado. É difícil fazer esse diagnóstico e você precisa do auxílio de um especialista. Na medida do possível, verifique a saúde dos olhos de seu pet pelo menos uma vez ao ano depois dos 6 anos de idade. Se ele tem família com propensões a ter a doença, é melhor você de prevenir.
8. Entrópio em cães
Entrópio é outro dos sinais de problema no olho do cachorro. A pálpebra do cachorro vira para dentro do olho, o que causa uma irritação terrível que pode lesionar a córnea do animal, dentre outras complicações. Pode ser da pálpebra inferior, a superior, e de um ou ambos os olhos. Algumas raças têm predisposição, como Chow-chow e Buldog, uma situação que pode ser congênita, mas um traumatismo prolongado pode fazer com que pálpebra se volte para dentro do olho. O entrópio promove irritação ocular, lacrimejamento insistente em um olho que parece sempre estar incomodado e até com remela amarela. O entrópio pode trazer graves consequências e quando mais cedo for diagnosticado, melhor, pois o tratamento costuma ser cirúrgico.
Considerações finais
Existem outras patologias específicas nos olhos no seu pet provocados por agentes infecciosos, traumatismos e doenças autoimunes. Esteja atento a qualquer anomalia em seu mascote e não demore para procurar ajuda. O olho é composto por estruturas delicadas e líquidas, o que facilita inflamações e aderências, o que aceita o problema podendo causar problemas irreversíveis.