Existe pelo menos 10 sinais do início de parto em gatas Alguns começam dois dias antes do parto enquanto que outros se mostram evidentes algumas horas – ou até minutos!!! – antes do parto. Segue a lista.
- 56 dias de gestação
Já faz pelo menos 56 dias que sua gata acasalou? Fique de olho no comportamento dela e evite deixá-la sozinha em casa. Ela pode entrar em trabalho de parto silenciosamente e você amanhecer com filhotes em casa sem ter se dado conta do que aconteceu.
- Avanço da noite
Parece brincadeira, mas não é. A maioria dos partos de gatos se dá à noite. E parece perseguição. Logo a noite, quando não existe muito oferta de ajuda veterinária. Sua gata pode parecer “estranha” quando você chegar do trabalho depois das 7 horas da noite.
- Ansiedade
Ansiedade como um dos sinais do início de parto em gatas não está presente em todas. Algumas se mostram bastante tranquilas até. Mas quando ela resolve ficar inquieta, é um sinal de alarme. Na verdade, os ossos do quadril estão se afastando e outras alterações promovida pelos hormônios do parto são os responsáveis por deixar a gata pouco confortável e insegura em relação ao que está tomando conta de seu organismo.
- Ninho
A gata pode procurar um local sossegado e meio escurecido para ficar quando começar a se sentir diferente. Se ela elegeu a própria cama, ficará dando voltas, voltas e mais voltas em cima da própria cama. Essa movimentação se dá por conta do desconforto da hora do parto que se aproxima. Não tente você eleger onde ela deve ficar. Algumas gatas são teimosas e voltam à casinha original deixando os filhotes sozinhos no ninho escolhido por você.
- Temperatura retal
Quer saber se é impressão sua ou se sua gata realmente está esquisita? Verifique a temperatura retal de sua mascote. Aliás, essa é uma maneira interessante de acompanhar um dos sinais do início de parto em gatas. Isso a partir do dia 56 da cobertura. Se você fizer esse acompanhamento, vai perceber que horas antes do início do parto ela pode ter 37,5°C, podendo ir a 37,0°C. Lembrando que gatas costumam medir algo entre 38°C e 38,3°C. Outra coisa: temperatura retal acima de 39°C deve ser investigada porque sua gata pode estar com febre.
- Alterações no apetite
Embora a maioria das fêmeas perca o apetite horas depois do parto, já vi gata ir de encontro a essa afirmação e comer a valer horas antes do parto. Outro dos sinais do início de parto em gatas tem a ver com ansiedade, o que explica alterações de apetite. Logo, esteja atento a alterações de apetite em sua cadela grávida a partir do dia 56 após o acasalamento. Se não quiser comer nada, é provável que esteja incomodada com a aproximação do parto.
- Diarreia
Sim, tem essa também. A mãe-natureza dá um jeito de esvaziar o canal do parto. Mas o que é isso? É o reto de sua gata, a porção distal do intestino dela precisa ser esvaziado. Quanto mais ela defecar, melhor para ela pois não haverá competição dos filhotes por espaço.
- Lamber genitais
Começa do nada e pode ser extremamente irritante. A gata de repente começa a se saber, lamber, lamber e lamber. Já é o parto que se anuncia. Alguma secreção com cor de água pode aparecer. Aliás, às vezes a bolsa do líquido amniótico se arrebenta nessa hora e ela se lambe. Em vista disso, você acaba perdendo a referência desse sinal, o surgimento da bolsa, o que se dá minutos antes do parto.
- Secreções
Outro dos sinais do início de parto em gatas tem a ver com mucos e secreções. A lambedura constante da cadela pode evitar a visualização dessa fase, mas saiba que existe muita secreção – muco e bolsa amniótica – nessa fase do pré-parto.
- Contrações
Sua espera chegou ao fim. Essa é a última fase dos preparativos, é quando sua gata entra no trabalho de parto propriamente dito. A partir de agora, o tempo deve ser contado. Embora não exista uma regra de quantas horas depois disso começam os filhotes a nascer, verifique a estado geral de sua gata, o sofrimento dela, uma cabeça de filhote que não sai da vagina, a exaustão de sua mascote. Um tempo médio de 2 horas é razoável para dar início às contrações, mas isso pode se estender a 6 horas sem causar maiores problemas. Mas é claro, passou de 3 horas, é melhor ela ficar sob os cuidados de um veterinário pois pode haver complicações no parto da gata.