Quando se vê testículo de cachorro inchado, podemos pensar, inicialmente, em duas possibilidades: hérnia escrotal ou tumor de testículo. A idade do cão também conta nesse diagnóstico, mas também não se pode duvidar da presença de uma orquite, que é inflamação do testículo.
Testículo do cachorro inchado
Hérnia escrotal
Quando o animal é filhote, com menos de um ano de idade, pode aparecer uma massa extra em um dos testículos. Isso pode ter acontecido porque alguma estrutura passou pelo anel escrotal, a abertura por onde os vasos sanguíneos saem do abdome para o testículo. Geralmente, a consistência é mole. O conteúdo de uma hérnia escrotal costuma ser peritônio e é revertida cirurgicamente.
Tumor de testículo
Quando se vê testículo de cachorro inchado tendo o animal certa idade, podemos pensar de tumor das células de Sértoli. Cães com mais de 7 anos de idade podem apresentar essa patologia que costuma-se apresentar dura ao toque. O tratamento é cirúrgico pois o tumor, além de crescer, causa grande desconforto no mascote.
Orquite
A inflamação de um testículo não é nada comum, mas quando o testículo do cachorro aparece inchado isso não deve ser descartado. Ademais, algumas patologias podem cursar com orquite. O tratamento é antibioticoterapia, mas deve-se saber por que razão o animal teve um testículo inflamado.
Dermatite de saco escrotal
Uma outra possibilidade que deixa o saco escrotal do cachorro inchado é dermatite. Ela é bastante comum, ainda mais em cachorro com pouco ou nenhum pelo na região escrotal. Além disso, alguns cães se mostram mais sensíveis do que outros e o contato da pele do saco no chão pode chegar a ferir algumas vezes. Os animais também podem ser sensíveis a algum produto de limpeza usado no piso na casa quando então começam a lamber freneticamente a região. Com o tempo, aparece casca de ferida e o cão reclama quando vai sentar.
Uma boa maneira de reverter a situação é fazendo uso de pomadas para assadura, mas às vezes ele deve tomar antibióticos e receber algumas recomendações para evitar recidivas. Converse com o veterinário sobre o que pode ser feito.