Doença extremamente contagiosa e altamente letal, uma das maneiras como cachorro pega parvovirose canina é “cheirando” outros cães que têm a doença. Da mesma forma, é possível contaminar-se tendo contato com os dejetos desses animais ou até mesmo com os brinquedos com os quais o cão enfermo brincava. Sendo assim, estar perto e fazer uso do local onde este animal costuma transitar também se mostra potencialmente perigoso. Essas diferentes formas de se contrair a doença faz dela uma patologia bastante preocupante, visto que um cachorro pode ser infectado estando até mesmo bem distante do animal doente, uma vez que ele pode se infectar com objetos contaminados.
Como cachorro pega parvovirose canina
Mas tem mais. O vestuário dos tutores dos animais também pode funcionar como vetor da doença. Uma vez descuidando da higiene, e isso vale principalmente para os pés, o tutor pode estar levando o vírus por meio da sola de seus sapatos. Já vi cães de um sítio se infectarem com parvovirose provavelmente trazidos pelos pneus do carro da veterinária. Em vista dessa facilidade de contaminação, e por se tratar de uma enfermidade extremamente letal, recomenda-se atenção redobrada ao calendário de vacinação, assim como cuidados redobrados ao cão mais jovem, aqueles com menos de 8 meses de idade, no que se refere ao contato com outros animais de procedência desconhecida.
Se você já teve um animal com parvovirose em casa e deseja ter outro, é melhor se certificar de que todos os utensílios do mascote anterior foram devidamente esterilizados com potentes produtos, de preferência de uso hospitalar. Não espere que os desinfetantes comuns vendidos em supermercados tenham algum poder sobre o vírus da parvovirose. O vírus é tão resistente que pode viver anos no ambiente de uma animal mesmo que ele já tenha se restabelecido.