Como saber se o gato tem diabetes? Desconfie de muita sede em um gato obeso. É, gato obeso. Não é à toa que os casos de diabetes em felinos está aumentando, uma vez que também é maior o número de gatos sedentários e gordinhos que passam o dia em cima do sofá. E se ele bebe muita água, consequentemente aumenta o número de vezes que ele faz xixi,durante o dia. Essa é a observação número 1 dos tutores sobre o estranho comportamento do seu gato.
Por que a diabetes tem aparecido?
Diabetes felina não é doença nova. Na verdade, ela sempre existiu, mas os hábitos adquiridos pelos gatos de nosso tempo têm favorecido o aumento do número de gatos diabéticos. Isso porque um dos fatores que desencadeiam o quadro é a obesidade, e os felinos, em função disso, têm desenvolvido a diabetes tipo II.
Como saber se o gato tem diabetes
Depois da água, outra queixa dos tutores mais observadores é que seus felinos estão com um apetite voraz, mas não tem ganho peso proporcionalmente à quantidade de alimento ingerido. Também referem gatos mais cansados. Mas quem vai dizer se seu gato está diabético é o médico-veterinário. Um exame de sangue confirma não apenas altas doses de glicose no sangue no sangue mas corpos cetônicos na urina do seu pet.
Como prevenir diabetes em gatos
Infelizmente, animais com predisposição familiar tem a genética trabalhando a favor da diabetes. No entanto, existem alguns fatores que, se observados, podem evitar, ou ao menos retardar a diabetes em seu mascote.
- Não deixe seu gato acima do peso;
- Verifique a alimentação adequada a sua faixa etária junto com um veterinário, e isso vale também para petiscos;
- Estimule exercícios na vida do seu mascote;
- Peça orientação veterinária para a possibilidade de substituir uma refeição por outra menos calórica elaborada com fibras ou frutas;
- Faça check-ups periódicos e inclua exames de sangue com vistas à diabetes.
Como tratar diabetes em gatos
Por fim, o tripé responsável pela manutenção da vida do seu mascote é:
- insulina
- exercícios
- comida dietética
Mas não pense agora que é para fazer maratona com seu pet diabético. Pergunte ao veterinário como exercitar um felino. Dificultar o acesso ao alimento colocando potes em locais distante é outra forma de fazer com que seu gato se movimente. E serão necessárias algumas visitas ao veterinário até estabilizar a dose de insulina para seu pet.