Se você viu espuma branca no vômito do cachorro, não se assuste em um primeiro momento. Cachorro vomitando espuma branca nada mais é do que secreções estomacais normais, e de todos os vômitos dos cães este é o mais comum. Esse episódio geralmente ocorre pela manhã ou depois de período de muitas hora de jejum do seu cachorro. O que pode explicar essa espuma branca é uma ligeira gastrite, e, para ser interrompido esse processo, o animal expele aquilo que não está fazendo bem.
Saiba, contudo, que em termos comparativos cachorros vomitam muito mais do que seres humanos. Isso porque eles têm uma relação muito direta com seus estômagos, um resquício da vida selvagem. Sendo assim, tão logo se sentem mal, eles tê, essa habilidade de rapidamente colocar para fora aquilo que não caiu bem. Outra forma de “limpar”o organismo é passar muitas horas de jejum, e isso favorece a produção de espuma branca no vômito do cachorro que nada ais é do secreções estomacais.
Causas de espuma branca no vômito do cachorro
Caso isolado
Trocou bruscamente a ração? Saiba que isso potencial causa de espuma branca no vômito do cachorro. Mudança de ração nem sempre é bem recebida, ainda mais quando não é feita de forma gradual. Petiscos e até ingestão de algumas plantas pode provocar espuma branca no vômito de cachorro. É bom saber que essa espuma pode evoluir para outras cores, como amarela, rosa e vermelho. Espuma amarela ainda é consequência de um dia ruim para o estômago do seu pet tal como acontece em humanos; rosa e vermelho já começa a complicar.
Espuma amarela: secreção da bile
Pode acontecer de a cor da espuma variar para o amarelo no vômito do cachorro. Isso é secreção da bile e indica que seu cachorro está de jejum há mais horas. Aliás, o que quer que tenha provocado vômito no seu pet pode ter seguido intestino adiante. Assim, não se assuste se a próxima etapa a esse acontecimento for diarréia.
Depois do vômito do cachorro, a diarreia
Agora você sabe que um dos primeiros sinais de que alguma coisa não está bem é justamente seu pet expulsar secreções estomacais. Mas nada de pânico, até porque no dia seguinte elas podem cessar por completo. Também não espere que seu pet se alimente bem no dia seguinte aos vômitos porque ele ainda vai estar se adaptando à vida normal. O estômago do cachorro que vomita pode estar sensível e não aceitar nenhum tipo decaimento por um dia inteiro.
No entanto, esteja ligado que a situação pode complicar – e muito! – se o cachorro aparecer com vômito e diarréia com sangue.
Atenção à idade do cachorro que vomita espuma branca
Filhote
É, tem situações que você deve se preocupar e uma delas é com a idade do cachorro que vomita. Cabe salientar que filhotes com menos de 8 meses de idade seguem no topo da lista de potenciais portadores de viroses caninas, como parvovirose, cinomose e hepatite. Essas doenças cursam com vômitos, razão pela qual você deve estar mais atento na freqüência e na duração (em horas ) desses episódios.
Filhotes também estão propensos à verminose, parasitose que em alguns casos pode causar vômito em cachorro. Mas, se for assim, eles costumam estar magrinhos e com pelo seco. Tosse dos canis é outra doença causada por um vírus que acomete animais jovens, e quando eles vivem em dupla, trios ou mais integrantes em um mesmo ambiente, pode acontecer de tossirem tanto que acaba expelindo espuma branca. Embora seja uma patologia respiratória, o excesso de tosse faz com que os animais regurgitem ou vomitem espuma branca.
Animais de Grande Porte
Animais de grande porte, como Dogue Alemão, e principalmente com idade inferior a 3 anos, podem estar desenvolvendo um quadro de torção estomacal. O primeiro sinal dessa patologia é justamente vômito. Esse quadro é grave e é de difícil reversão matando seu pet em dois dias. Se seu mascote for de raça grande, sempre é bom verificar a razão de expulsão do conteúdo estomacal. Se for torção, vem acompanhado de gigantesca dor no abdômen.
Animais cardíacos
Agora, se seu pet passou dos 7 anos de idade, espuma branca e tosse simultânea o torna candidato a estar desenvolvendo uma patologia cardíaca. Na verdade, o cachorro tosse tanto que seus esforços acabam por fazer com que vomite um pouco, não sendo essa a causa primária. Isso porque o coração já não está bombeando de forma eficaz e seu pet pode estar com edema pulmonar, razão pela qual ele tosse tentando se livrar dos líquidos que o incomodam.
O que fazer quando tem espuma branca no vômito do cachorro?
Primeiramente, nada. Isso mesmo, nada.
Parta do princípio mais comum, que é mal-estar passageiro, antes de se preocupar com cachorro vomitando espuma branca. Lembre que algumas vezes você também já passou por isso.
Aliás, se estamos falando de cadelas e gatas, elas podem estar vomitando em função da gestacão.
Conforto e proteção contra o sol: cuidado com a desidratação
Embora cães possam vomitar um dia inteiro sem se abalar muito com isso – raças grandes e robustas resistem melhor que raças pequenas -, esteja atento ao sol. Um cão pode vomitar de forma isolada, e se não forem mais de dois episódios, você não vai administrar nenhuma medicação. O que vale aqui é fornecer conforto ao seu pet e deixá-lo longe do sol. Isso porque calor sem ingestão hídrica pode desidratar. Mas não pense que esse quadro se desenvolve em duas horas. Em dias normais, temperatura a 24 graus, um cão de 12 quilos e bem nutrido, na sombra, suporta bem um dia e meio sem nada de água. Até porque se você forçar a ingestão de qualquer líquido isso pode piorar ainda mais a situação, já que seu pet pode vomitar toda a água fornecida. Quando o problema é mal-estar passageiro, deixa a natureza fazer seu trabalho.
Medicação
Apesar de cachorro vomitar espuma branca não ser grave, pelo menos não em um primeiro momento, alguns veterinários preferem administrar medicação anti-emética (para não vomitar) ainda no primeiro dia. Eu prefiro aguardar mais algumas horas antes de fazer isso, já que pode se reverter de forma espontânea.
Então fique tranquilo, seu cachorro não vai morrer por ficar 24 horas sem comer. Cães podem ficar em jejum por muitas horas. Saiba que 6 dias sem água pode danificar o rim de seu cachorro, mas estamos falando apenas de um dia.
Quando se preocupar com cachorro vomitando espuma branca e procurar ajuda?
- Você vai começar se preocupar com espuma branca se ela persistir no segundo dia, exceção feita a cachorro de tamanho grande ou animal que vomita várias vezes durante o dia;
- Nesse último caso, seu pet deve ser monitorado por profissionais. Isso porque cães grandes que vomitam podem estar desenvolvendo torção estomacal;
- Todos os cães que vomitam muito por um ou dois dias desenvolvem um quadro chamando de alcalose metabólica, isso justamente por estar perdendo ácidos com os vômitos. E não é bom ficar nesse estado por muito tempo porque traz consequências para outros órgãos.
- Ademais, se seu pet estiver com febre, não espere o segundo dia de vômitos. Seu cachorro pode estar desenvolvendo um quadro mais complexo que apenas um mal-estar estomacal, como gastroenterite.
- Quando seu pet vomita muito e fica prostrado, saiba que quase sempre é necessário administrar medicações – e até antibióticos – por via injetável. Ou seja, injeção. Isso porque medicações via oral tendem a ser expelidas via vômito nessa fase. O bom é que, iniciado o tratamento, eles costumam se recuperar rápido. Isso se não houver maiores complicações, como é o que acontece com gastroenterite hemorrágica.
- Cachorro idoso que tosse muito – e vomita – é indicador de patologias do coração. É uma das situações que você não deve esperar muito para levar ao veterinário.
Quando o cachorro começa a melhorar do vômito
Mas se no segundo dia os vômitos cessarem, seu pet não apresentar febre e estiver cheirando alimento, indício de apetite retornando, pode ficar tranquilo e aguardar mais um dia antes de procurar ajuda.