Onde deixar o cachorro quando viajar tira o sono de muito suor. Ainda mais em dezembro, mês por vezes carregado de tensão. Não bastassem todos os compromissos desta época do ano, onde deixar o pet quando viajar é mais um deles, e quando começa a contagem regressiva rumo a decisão, o desconforto aumenta. Mas onde deixar meu bichinho nas férias?
A gente elenca os prós e contras de cada alternativas, caso você ainda não saiba a quem recorrer.
DEIXAR O PET EM CASA
Um dos lugares mais seguros onde deixar cachorro quando viajar é em casa. Para quem consegue, é o mais sensato a fazer. O fato de o animal ficar na casa que já está habituado gera um estresse bem menor se comparado àquele em uma mudança de ambiente. O sucesso vai depender do temperamento do animal e do número de dias em que ele vai permanecer sozinho. Se houver uma empregada ou um caseiro responsável pela manutenção do lugar, tanto melhor para seu mascote, que manterá a rotina alimentar. Isso é particularmente importante para peixes e pássaros – e você terá alguém para socorrê-lo em caso de necessidade. Esse papel também pode ser exercido por um parente ou amigo que tenha disponibilidade de fazer uma visita diária. Não esqueça de deixar à mão o telefone de um veterinário para alguma emergência.
CASA DE PARENTES OU AMIGOS
Passar um período na casa de conhecidos pode ser interessante, ainda mais se tem o pet tem vínculos com essa pessoa. Porém, cuidado: por mais boa vontade que tenha seu amigo, a casa dele pode não estar preparada para receber um pet, podendo o animal fugir, voar ou cair de uma sacada. Seu amigo também pode ter seu próprio animal de estimação que, não raro, considere o hóspede como intruso, podendo partir para o ataque.
PET SHOP CONHECIDA
Se o seu mascote já passou uma noite nas instalações da pet shop em que costuma tomar banho, estender essa experiência por mais alguns dias pode ser outra alternativa para quem vai sair de férias. Esses locais costumam ser bem adaptados aos pets. Porém, na época do verão, os locais costumam ficar mais cheios, então a atenção exclusiva fica prejudicada. Além disso, seu pet pode ficar estressado na presença de outros bichinhos. Essas animosidades entre os animais precisam ser consideradas na hora de colocá-los em diferentes espaços do estabelecimento, que também deverá ter um rígido controle de ectoparasitas.
DOG HERO – HOSPEDAGEM DOMICILIAR PARA CACHORRO
A plataforma digital para você encontrar uma família temporária para seu bichinho já salvou muita gente. Por meio do site, você escolhe a pessoa que vai ficar com seu mascote. O inconveniente é que no primeiro contato não existe uma experiência prévia para o proprietário se sentir mais seguro em deixar seu bichinho com alguém que acaba de conhecer.
HOTÉIS
Insegurança também bate na consciência quando a opção eleita é um hotel para animais, local nunca antes visitado em que pessoas desconhecidas terão a responsabilidade de cuidar de seu mascote. Alguns hotéis investiram forte no bem-estar de seus hóspedes, que têm direito a passeios, exercícios e até banho de ofurô. Se seu mascote tem uma vida mais reclusa, porém, as atividades podem não se mostrar muito atraentes. Mas há quem adore, em especial cães mais jovens e ativos. É importante conhecer o local antes de deixar seu pet, o que nem sempre é possível em função da distância dos estabelecimentos, inviabilidade que deixa os proprietários inseguros.
A indicação de um amigo é uma dica valiosa nessa hora. Há hotéis que disponibilizam câmeras para você ver por onde anda seu pet. Esses locais costumam ter convênio com clínicas veterinárias (o que é bom para a saúde dos hóspedes) e exigir, dias antes do check in, uma série de vacinas e tratamentos para ectoparasitas. Desconfie do hotel que não der atenção a esses procedimentos.
Fique ligado!
Qualquer que seja a decisão, lembre-se de que seu pet não estará livre de ficar doente no período de sua ausência, seja pela saudade, seja pelo local estranho que por si só traz desconfiança aos animais. A alteração na rotina pode, por exemplo, fazer com que seu animal retenha a urina por mais tempo, desencadeando uma infecção urinária. Outros perdem o apetite por dias, comportamento que terá reflexo direto no peso e na pelagem de seu mascote.