Sim, existem pelo menos 9 segredos que você não esconde do cachorro mesmo querendo sigilo absoluto.
Eles não são apenas nossos melhores amigos, eles nos conhecem e percebem as mais sutis mudanças em nosso comportamento. Ao cheirar suas roupas ou mãos, ele consegue detectar pequenos odores que lhe permitem traçar o seu dia. Os cães são dotados de extrema sensibilidade para odores, inclusive aqueles que produzimos durante grandes emoções. E isso é o que não falta em nossa vida!!!
Seguem os 9 segredos que o cachorro sabe sobre você mesmo que tente esconder!
1- Onde você estava
Você joga tênis em quadra de saibro? Faz natação em piscina com cloro? Costuma tomar banho e usar uma determinada marca de desodorizante? Saiba que seu pet sabe de tudo isso. E não se assuste quando apresentar seu namorado(a) e ele já pular para o colo do novo amor. O cheiro do mais recente integrante da família, acredite, não é desconhecido dele. Aliás, cuidados com adultérios! Cães podem cheirar (e muito!) tutores que chegam em casa com odores de novos parceiros.
2- Você está pensando em viajar
Você já sabe que vai viajar, só não contou para o cachorro. Mas por acaso seu pet está escondido debaixo da cama? Está olhando para você com cara de pidão? Você já começou sua rotina se preparando para viagem e provavelmente olha para o pet com remorso: você sabe que ele vai sofrer, e seu mascote sabe que você está com pena dele. Isso porque o profundo conhecedor de sua rotina já percebeu alterações em sua conduta. Se você vai viajar a trabalho e não gosta disso, provavelmente algumas mudanças já passam a ocorrer na bioquímica do seu sangue, e, consequentemente, em seu suor, que é quando o cão detecta mudanças bioquímicas.
Não precisa se quer dizer a ele que vai passar uns dias na petshop: seu cachorro já sabe perfeitamente disso e deve estar emburrado.
3- Seu verdadeiro humor
Falando em suor, briga recente no casamento? Filho indo mal na escola? Menstruação a caminho? Problemas financeiros? O que quer que esteja te tirando o sono, o cachorro já sabe que você não está nos seus melhores dias, razão pela qual vem pedindo menos sua atenção. Isso porque sabe que as chances de levar um “não” bem gordo, palavra que vai deixá-lo ressentido, não são pequenas.
Mas cada caso é um caso. Ele sabe que você está com raiva, medo, feliz, preocupado. Porém, dependendo da personalidade do seu cão, ele pode até querer dar uma levantada na sua moral te convidando para brincar. Alguns procuram seus tutores de baixo astral para lamberem seu rosto, um sinal de extremo afago que eles podem nos mostrar. O mesmo vale para quando você está com medo. Os cães detectam a adrenalina que é liberada do corpo humano e a consequente mudança em seu comportamento.
4- Ele sabe que é você quem está atrás da porta
5- Ele sabe se você gosta ou não da visita
Essa é fatal e por vezes constrangedora. Sua sogra chegou na casa e seu cachorro já rosna para ela como se fosse um ladrão? Saiba que é você quem lançou aquele olhar derrotado de ter que aguentá-la por 4 longas horas naquele domingo. O cachorro interpreta essas reações por mais que você queira esconder. O “vou ter que me esforçar”, ou ainda, “que inferno ter que aguentar essa mulher!” pode ser apenas pensado, mas o cachorro entende perfeitamente se você está ou não à vontade na presença de uma pessoa.
6- Ele sabe que você é o tutor dele
Cães vivem em matilha e costumam seguir um líder. Se na sua casa existem mais pessoas, ele sabe que é você o mestre dele. Saiba que a troca de olhar entre o cão e seu dono fazem com que as expressões da face se tornem mais suaves e gentis. Isso, aliado ao tom de voz terno e suave, constrói uma sensação sólida de afeto. Pesquisas revelam que as carícias trocadas entre ambos aumentam o nível da ocitocina no sangue, o mesmo hormônio que traz nas mães a sensação de afeto que nutrem por seus bebês durante a amamentação. Todos esses gestos ratificam a sensação de pertencimento e cumplicidade.
7- Ele sabe que você está em perigo
Há relatos de cães que acordam seus tutores antes de desastres naturais. Da mesma forma, ele sabe o que vai causar em você uma descarga de adrenalina, e isso vale para uma pessoa desconhecida no meio da noite, razão pela qual ele tenta te proteger, um instinto ainda associado àquele que se refere à territorialidade. Eles algumas vezes podem sinalizar o perigo em andamento, como é o caso de crianças que caem em piscinas, situação que já fez alguns cachorros latirem desesperadamente ou correrem em busca do auxílio dos pais. Eles não têm ciência do que é morrer afogado, mas identificam no tutor-mirim uma situação de pânico extremo. Também existem casos reais em que o cachorro atacou a pessoa que importunava, assaltava ou esbravejava contra um membro de sua “família” pelo fato de ela estar se sentindo acuada ou ameaçada.
8- Ele sabe que você está doente
Alguns tutores relatam o comportamento anormal de seus cães frente a doenças deles. Melanomas, cistites, distúrbios renais, diabetes e até crises epiléticas parecem mudar a maneira como o cachorro se relaciona com seu tutor. Isso tem uma explicação. Qualquer situação que modifique seu hálito, suor e urina, reflexos de alterações na bioquímica do sangue, não passam desapercebidos por seu cão. No entanto, isso pode fazer com que seu cachorro se sinta mais ansioso. Ele sabe que existe algo diferente em seu tutor, e o desconhecido pode deixá-lo nervoso.
Por conta dessa habilidade, muito animais têm sido treinados para usar o olfato para advertir seu dono de que ele está à beira de um ataque epilético ou de asma, por exemplo, alertando-o previamente da ocorrência de uma crise.
9- Ele sabe que você está grávida
Sim, alguns cães sentem isso. Lembra do filme Marley e Eu? O casal relatou não apenas que Marley sentiu a gestação da tutora como também pressentiu o parto minutos antes de ele acontecer. Se isso é possível? Sim, e mais uma vez é em função dos odores que ele tem essa previsão. Na verdade os cães não sabem, necessariamente, que sua tutora está grávida, que terá um bebê. Talvez na segunda gestação ele já entenda o que vem pela frente por reconhecer o cheiro. Mas na primeira, o que ele sente são as concentrações de HCG diluído na urina da tutora, fato que consequentemente modifica o odor da mulher agora gestante. Isso explica porque muitas grávidas percebem o comportamento anômalo de seus cachorros durante sua gravidez. Mais uma vez ele sabe que algo está diferente, só não sabe bem o que isso representa na vida dele.