Ela emprenhou, ao menos é o que você acredita que tenha acontecido. Pensando bem, não tem grandes certezas mas o cruzamento foi no período fértil e ela anda mais rechonchuda e quieta ultimamente. Então pode ser gravidez, não é?
Pode.
O bom de gestação de cadelas é quando você pensa se ela está ou não prenhe já é hora de os filhotes nascerem. Isso porque o período gestacional delas gira em torno de 60 dias.
Pois bem, vamos por partes. Alguns tutores levam suas mascotes para fazer ultrassom, o que é super recomendado depois de 30 dias da data da cobertura. Além de saber que ela está gestante, elimina o tutor de algumas dores de cabeça como:
- saber se a gravidez não é, na verdade, infecção uterina;
- descartar a possibilidade de gestação psicológica;
- saber quantos serão os filhotes esperados para melhor orientar o que fazer no dia do parto (informação IMPORTANTÍSSIMA)
- e, por fim, verificar a possibilidade de um feto ser grande demais a ponto de não passar pelos ossos da bacia de sua mãe.
Outros tutores, contudo, se guiam pelo calendário e passam a prestar atenção aos sinais. Ainda que eles se movimentem, filhotes só podem ser sentidos ao toque dos dedos a partir de 35 dias de gestação. Se são numerosos, você pode senti-los se mexes antes desse período; se existe a presença de um único feto, pode levar um pouco mais de tempo para se ter ciência de seus movimentos.
Os cuidados com cadela grávida
Obviamente que não precisamos lembrar que fazê-la passear, correr, passar fome, sede ou frio nesse período pode comprometer a vida dos filhotes. Abaixo seguem outras recomendações que precisam ser observadas durante a gestação de sua mascote.
Ração de filhote
Para você não se estressar com a dieta a ser oferecida a sua mascote prenhe, faça uso de uma ração adequado à raça e/ou conformação física dela, mas ofereça aquela destinada aos filhotes da categoria que sua mascote se encontra. Ora, se ela tem bebês na barriga, nada mais adequado do que já ir comendo aquilo que foi elaborado para esses filhotes. O uso da ração de filhotes elimina suplemento de cálcio e outros nutrientes.
Água à vontade
Jamais deixe sua mascote gestante com sede. Ela precisa de muito líquido. Saiba que 80% da constituição dos fetos é água.
Crianças pequenas longe de sua mascote
Cachorro e criança sempre combinam, mas não se esse cachorro é uma fêmea grávida. Filhos pequenos não entendem porque a agitada cocker spaniel da vovó agora está quietinha sem brincar com eles. Sendo assim, podem promover brincadeiras com um animal que está com seu senso de equilíbrio afetado, podendo este cair ou dar mal jeito se tentar se desvencilhar de uma criança que a pega de forma inadequada no colo. E acidentes acontecem, sobretudo com crianças e animais de estimação.
Período de descanso respeitado
Ela era serelepe, pulava de um sofá para o outro e agora está quieta em um canto. Não tente fazer com que sua mascote gestante tenho a mesma disposição de antes, respeite seus momentos de sono. E se por acaso ela ainda conseguir fazer atividades físicas por iniciativa própria, não estimule. Favoreça um clima mais “zen”nos últimos 15 dias de gestação. Cadelas muito agitadas podem ter partos prematuros.
Suplementação vitamínica
Você pode ser orientado a fornecer um maior aporte de determinados nutrientes para sua mascote, isso se você não optar pela ração de filhotes ou se sua mascote estiver gestando muitos filhotes. Uma Rotweiller, por exemplo, pode ter 10, 12 filhotes na barriga, e suplemento pode ser fazer necessário mesmo oferecendo ração de filhote. Procure orientação de um veterinário.
Massagens e carinhos
Sua mascote pode estar se sentindo enjoada ou estar pouco à vontade com aquele peso extra na barriga. Lembre-se de que você é o centro da vida dela, sendo assim, dê confiança à sua mascote. Faça ela perceber que você está a par das mudanças no organismo dela e procure intensificar o carinho, em especial na barriga, mas nada de excitação. Ademais, é tempo de toques delicados, palavras doces e coçadelas nas costas. Isso tudo por tempo indeterminado ou até ela adormecer serenamente ao seu lado.
Saiba que no início da gestação sua mascote pode ter vaginite. Ela é uma conseqüência do coito ou até mesmo da flora vaginal que está passando por transformações. Ainda que seja abundante, não se desespere, dificilmente uma vaginite causa abortamento. Mas você precisa de orientação médica para dar um fim nela. Na maioria dos casos, contudo, isso acontece espontaneamente.
Da mesma forma, esteja atento a descargas vulvares, secreções saindo da vagina, sejam a cor que for. Comportamento anômalo deve ser comentado a um veterinário, e muitíssimo cuidados com acessos de tremedeiras. Outrossim, os últimos 15 dias da gestação coisas podem acontecer, a saber: abortos, parto precoce e eclâmpsia. Em todos eles você deve correr até uma clínica veterinária.
Quer ter mais conhecimento sobre gestação e problemas de parto? Vai aqui no site na categoria “gestação e parto”e encontre algo que possa te ajudar. Se preferir clica nesses posts aqui embaixo que algum pode ser útil a você nos próximos dias.