Segue abaixo uma sugestão de tratamento caseiro para dermatite canina. Digo sugestão porque você pode estar diante de um animal abandonado repleto de chagas pelo corpo e, sem condições para custear um tratamento médico, podemos te auxiliar a recuperar a pele do animal com uma boa higienização.
Saiba, no entanto, que se em seis dias a pele do cachorro não estiver melhor, você deverá procurar auxílio veterinário para não comprometer a saúde dele. Da mesma forma, esse tratamento não aborda fitomicoses (fungos) e doenças endócrinas (hiperadrenocorticismo), quando exames complementares se fazem necessários.
Tratamento caseiro para dermatite canina:
- Primeiramente, corte bem curto o pelo do ferimento com tesoura;
- Esterilize essa tesoura se ela voltar para uso doméstico como iodo e/ou fogo;
- Após isso, lave o ferimento com água e sabão todos os dias pela manhã e final de tarde;
- Use sabão de côco ou neutro;
- Seque muito bem a região com papel toalha sem esfregar, apenas dando “batidinhas”;
- Verifique as pomadas com antibiótico que você tem em casa. Gentamicina e Nebacetin podem funcionar;
- Além disso, de nada adianta passar pomadas para combater a infecção se a ferida não está lavada;
- NUNCA, JAMAIS lave o ferimento com iodo puro ou creolina; NÃO FAÇA ISSO!!!!!
- Repita a operação por uma semana, mas saiba que deve apresentar melhoras a partir do terceiro dia;
- Não havendo um aspecto melhor na pele tratada com água e sabão – ausência de pus – , o médico-veterinário deverá interceder para a recuperação da pele do seu cachorro.
Contudo, saiba que antemão que para que o tratamento caseiro da dermatite canina tenha resultados positivos, é importante você saber qual a causa disso. Se for fungo, esse tratamento não vai funcionar, assim como doenças sistêmicas como hipotireoidismo e diabetes.
Sugiro que leia algum dos post abaixo selecionados para saber um pouco mais sobre as causas da dermatite canina e a forma mais adequada para tratar cada uma delas.