Saber se a cadela está grávida (prenhe) é motivo de ansiedade para muito tutor. Mas saiba que pelo simples exame visual isso pode demorar mais de 30 dias para se confirmar, data essa a partir do primeiro cruzamento. Isso porque diversos são os fatores que fazem com que você, a olho nu, perceba que sua cadela finalmente pegou cria.
Se é a primeira cria de sua mascote ou se ela está esperando poucos filhotes – um ou dois – a confirmação visual demora mais ainda. Mas independente do número de fetos, com 45 dias e um pouco de paciência você já pode sentir os filhotes no ventre de sua mascote.
Leia, passo-a-passo, como saber se a cadela pegou cria.
Como saber se a cadela está grávida (prenhe)
1.Comportamento
Sua mascote é daquelas que fica saltitando o dia inteiro? Por acaso ela não anda mais quieta 10 dias depois da cobertura? Saiba que algumas cadelas podem ter sintomas semelhantes àquele de uma mulher grávida, ou seja, sono, enjôo e até vômito.
2.Barriga
Uma das primeiras satisfações que o tutor busca quando sua cadela vai ter filhotes é constatar o aumento do volume abdominal. Lamento informar, mas se sua cadela é pequena, isso pode demorar mais do que o esperado, ainda mais se ele espera um ou dois filhotes. Isso porque os ligamentos de sustentação das músculos ainda está mais refratário à ação dos hormônios da gestação. Já na segunda cria, esses ligamentos prontamente respondem melhor e o estiramento se dá com mais facilidade.
Mas se sua cadela está esperando cinco, seis filhotes, com 30 dias já é possível perceber um enrubescimento do ventre. Deite sua cadela carinhosamente de barriga para cima e vá espalmando as mãos em toda a extensão do ventre dela. Com o passar dos dias, você vai perceber que se tornou maior. Se é ninhada grande isso fica ainda mais evidente. No entanto, com 45 dias já é possível, durante esse exame com a mãos espalmadas, sentir a movimentação dos filhotes. Se você é da área médico e tem aceso a um estetoscópio, será possível até mesmo auscultar o coração dos pequeninos!
3. Diagnóstico por imagem
Não aguenta de tensão e não sente nada naquela barriga? Vinte dias depois da cobertura você já pode levar sua mascote a um Centro de Diagnóstico Veterinário. Lá será possível visualizar os embriões e até saber o número aproximado de filhotes que sua cadela dará à luz. Essa informação pode ser valiosíssima na hora do parto. É bom saber quantos bebês estão sendo esperados, o que faz com que arrefeça a medo de ainda ter ficado um filhote dentro de sua mascote.