Quando se aplica anticoncepcional na cadela? Nunca.
Se você gosta de sua cadela, não dê anticoncepcional injetável com vistas à supressão do cio. Está certo que muitas pessoas, recolhendo suas mascotes da rua, não tem recursos para castrá-las, razão pela qual aplicam o anticoncepcional. No entanto, se você tem apenas uma mascote, estude a possibilidade de castrá-la para não ter de fazer uso dessa prática. Da mesma forma, se sua intenção é adotar um pet, procure aqueles que já estão com a questão da reprodução resolvido por meio de ONGs animais que previamente esterilizaram os animais.
Por que não se aplica anticoncepcional na cadela
Você sabe como funciona a administração de anticoncepcional em uma mulher? Um por dia. Isso porque o organismo precisa metabolizar uma pequena quantidade de hormônio ao longo do dia. Assim, imagine a quantidade de hormônio que é fornecido em uma única ose para a cadela não ciclar por 6 meses?
Primeiramente, o anticoncepcional canino seduz os tutores por ser um produto prático e barato. Mas isso não quer dizer que ele é bom, ou seja, que não tem efeitos colaterais. Digo isso porque as chances de sua cadela desenvolver doenças no aparelho reprodutor, com o uso do anticoncepcional, aumentam vertiginosamente.
Como evitar filhotes sem o uso de anticoncepcional na cadela
Se você não quer que sua mascote reproduza, procure castrá-la. Ainda que o procedimento, em um primeiro momento, pareça uma solução cara, não é. Isso porque você resolve a questão de uma só vez, além de estar aumentando a proteção em sua cadela de eventuais tumores de mama, útero e ovários suprindo a fonte hormonal.
Caro é usar anticoncepcional e depois ter de pagar por uma cirurgia de emergência. Isso pode acontecer em função de infecções uterina decorrente do uso dos anticoncepcionais.
Converse com uma ONG em sua cidade e verifique a possibilidade de agendar atendimento. É mais seguro, mais eficiente e não prejudica sua mascote.