É perfeitamente normal despigmentação do nariz do cachorro, em especial aqueles com mais idade e também cães com pelagem e focinho de cor clara. A cor do nariz do cachorro pode mudar conforme a idade avança. Isso é comum em algumas raças como Boxer, Labrador, Husky Siberiano e Poodle. O nariz de preto pode começar a ficar marrom, e marrom pode ter aspecto de café-com-leite, algo como desbotado. Isso tem a ver com o avanço da idade e fatores genéticos.
Assim, cães brancos podem permanecer com o nariz rosa até a velhice, quando, passam a “descolorir” ficando com a cor ainda mais clarinha. Se isso acontecer, não se assuste, é só um detalhe.
Cuidados com o nariz dos cachorros
Mas ainda é interessante manter cuidados especiais a vida toda com cães de tegumento claro, em especial aqueles mais velhos, em relação à exposição aos raios solares. Por não terem pigmento, o nariz queima a valer podendo até mesmo causar câncer. Cães que vivem nas ruas podem ter nariz despigmentado em função do excesso de raios solares, uma vez que não tem ninguém que cuide de sua sensibilidade.
Seria interessante você acostumar seu pet a usar filtro solar – tente evitar que ele se acostume a lambeduras – e boné. Isso porque uma barreira física também funciona.
Embora seja normal despigmentação do nariz do cachorro, doenças existem, como pênfigo, hipotireoidismo, deficiência do complexo de vitamina B, Lúpus e até mesmo alguns tipos de câncer. Alergias também podem despigmentar o nariz em função da esfregação consequente do incômodo. Atenção especial aos cães da raça Collie. Focinhos despigmentado, nessa raça, pode refletir patologia específica da genética deles.
Se ainda assim você está desconfiado da cor que o nariz de seu pet vem adquirindo, procure um veterinário. Ele pode prestar maiores esclarecimentos sobre disfunções autoimunes que causam irritação e despigmentação do focinho.