É comum filhote de cachorro que não dorme à noite, anda mais quando recém-chegado no novo lar. Novos odores, assim como a ausência da mãe e dos irmãos pode ser uma experiência aterrorizante para o animal. Segue abaixo três técnicas que podem auxiliar seu mascote perder o medo da noite e passar a dormir mais horas sem acordar todas as pessoas da casa.
Filhote de cachorro que não dorme à noite
Filhote muito novo
Se seu mascote tem menos de 60 dias, saiba que seu arquétipo mental é jovem demais para entender o que esta acontecendo. da mesma forma, ele ainda não aprendeu a se entreter com novos objetos e situações. Ele quer sua família e ponto. Então, seja a mãe dele à noite. Experimente aninha-lo em seu braços até ele adormecer. O revés dessa situação é você criar um cachorro mimado demais, mas nessa idade não se pode exigir que ele tenha maturidade, ele sente medo do desconhecido e precisa de proteção. por essa razão se recomenda não adotar um filhote com menos de 3 meses de idade. A partir desse tempo, ela já se socializa com mais facilidade.
Primeira noite de um filhote com mais de 60 dias de vida
É mais fácil lidar com um cachorro nessa idade quando o assunto é filhote de cachorro que não dorme à noite. Ele já pode entender que a partir de agora ali é seu novo lar. Uma maneira de fazer com que ele durma mais à noite é dar um cansaço nele durante o dia. Brinque, corra, agite, faça com que ele se esgote e que ao dormir, não tenha tempo para ter medo e desmaie na cama. Se ele acordar à noite, faça um mimo, mas não mude seu tom de voz e evite estar muito tempo ao lado dele. Se ele chorar novamente sua ausência, tente ficar ao lado dele até ele adormecer e saia de fininho depois disso.
O ruim disso é ele entender que cada vez que abrir a choradeira você corre para o abraço. O problema é quem mora em condomínio, o dia seguinte pode vir acompanhado de uma multa e muitos tutores preferem dormir com seus mascotes a ter de enfrentar a gritaria noturna. Essa fase é um pouco chata mesmo, mas ensinar o cachorro como se deve comportar é de vital importância para sua adaptação na família.
Como ajudar filhote de cachorro que não dorme à noite
Rotina
Seu filhote tem que ter uma rotina diária que faça com que ele se sinta seguro no novo lar. Em determinada hora, todos acordam, ele sai, faz xixi, se alimenta, brinca um pouco, fica sozinho, dorme…enfum, cada família tem sua rotina e tão logo ele entender que faz parte disso, mais fácil será para ele dormir à noite pois terá certeza de que amanhã o dia amanhecerá.
Local confortável para dormir
Obviamente um local sossegado, quentinho e confortável para dormir já ;e um convite para uma boa noite de sono. Procure em pet shops uma cama macia e grande para servir de cama para seu mascote, mas se certifique de que ele não vai morder o material de que ela é feita. Também não eleja a zona destinada ao banheiro muito próxima da cama dele. Se ele está sendo acostumado a fazer xixi e cocô sobre jornais, evite deixar com que os odores fiquem próximos à cama, ela pode refugar o espaço. Trazer um cobertorzinho com o cheiro de seus irmãos também é interessante para proporcionar conforto e segurança para seu pet.
E esqueça cobertor elétrico! Seu pet é filhote e pode morder os fios!!!
Canseira
Esgote as energias de seu pet antes de dormir. Faça ele correr, pular e brincar durante o dia. Se percebe que ele ainda está elétrico à noite, canse-o mais um pouco.
Jantar
Dê a janta para seu pet 2 horas antes de ele dormir. Estômago cheio pode afetar o sono. Da mesma forma, fome para fazer comeu ele acorde durante à noite.
Banho
Como último recurso, um banho quentinho e afetuoso pode auxiliar seu mascote a dormir.
Silêncio
Ele vai dormir na cozinha? Certifique-se de que ninguém vai ficar entrando e saindo enquanto ele esta tentando dormir. Isso vai fazer com que ele seja um animal que se irrita com facilidade.
Por fim…
Não está dando certo? Então um especialista em comportamento canino ou veterinário pode te auxiliar e verificar qual o ponto que está comprometendo a adaptação e o bom sono do seu mascote.