O idade ideal para uma cadela ter filhotes vai depender de sua conformação física e a data do primeiro cio. Isso porque cadelas grandes costuma chegar à maturidade sexual mais tarde se comparado às cadelas pequenas. Enquanto uma cadela da raça poodle tem o primeiro cio com 5 meses, as fêmeas da raça Dogue Alemão tem manifestações de cio depois dos 9 meses, não raro podendo começar seu período reprodutivo com quase um ano de idade.
Qual a idade ideal para uma cadela ter filhotes?
Logo, uma cadela com mais de um ano está bem mais preparada para ter filhotes se comparado àquela de seis meses. Embora seus hormônios já tenham dado sinais de maturidade reprodutiva, independente da idade em que tenham tido o primeiro cio, não se recomenda permitir o acasalamento nesse cio. Em função de outros fatores, aconselha-se aos tutores que permitam suas mascotes desenvolverem um pouco mais. Sendo assim, a idade ideal para uma cadela ter filhotes seria no terceiro cio. Isso pode coincidir com um ano e meio em uma cadela pequena, e dois anos em uma cadela de porte grande.
Mas atenção! O período entre cios pode variar muito entre uma cadela e outra. Preconiza-se que a cada 5 ou 6 meses cadela ciclo novamente, mas isso pode variar, ainda mais se sua cadela tiver o que chamamos de cio silencioso, um cio sem sinais. Quando é assim, você acha que sua cadela não está entrando no cio, mas, na verdade, ela já entrou e já saiu sem que você visse sinais de sangramento.
Qual a idade ideal para uma cadela ser mãe de um filhote que vai ficar na família
Quando a ideia é ficar com um filhote, a questão muda de foco. Se for seu caso, recomendo que não faça isso antes de 4 anos de idade de sua mascote. Isso porque se você ficar com um filhote um ano meio mais novo que a mãe dele, você vai ter dois animais velhos em casa simultaneamente. E cachorro idoso pode dar trabalho. Para retardar essa sintonia, é interessante que seu filhote tenha pelo menos 4 anos a menos do que sua mãe. Assim, se sua mascote morrer com 12 anos de idade, ainda é possível desfrutar da companhia de quem ficou, que é um cachorro com 8 anos.