Testículo do cachorro descascando, em um primeiro momento, não é grave, mas precisa da sua atenção. Isso porque saco escrotal descascado pode evoluir para algo mais grave se o manejo não for revisto. Uma vez descascando, o testículo fica mais fino podendo dar início a uma ferida no testículo do cachorro.
Saiba porquê a pele do saco escrotal do cachorro descasca
Primeiramente, saiba que se o testículo está descascando, a pele dessa região escrotal está ressecada, um dos motivos que justifica a descamação. Um dos responsáveis mais comuns por essa situação costuma ser o produto de limpeza. Alvejantes e creolinas, por exemplo, usados no piso da garagem ou do pátio da casa, podem ressecar a pele do testículo do cachorro e causar a descamação.
Um outro vilão que pode descascar o saco escrotal do cachorro é o tipo de piso onde ele senta, deita ou descansa. Lajotas irregulares, basalto quente ou piso queimado podem estar machucando a pele delicada daquela região. Ademais, o cachorro acaba por lamber a pele que envolve os testículos em busca de algum alívio ao desconforto causado por esse piso.
Em alguns casos, testículos sem pelo, ou seja, aqueles animais que nascem com pouca proteção pilosa na região escrotal, ou têm o pelo removido em estéticas, podem estar expondo em excesso uma área sensível que acaba tendo contato muito direto com superfícies mais endurecidas.
O que fazer quando está o testículo do cachorro descascando
Em primeiro lugar, verifique se alguma das causas acima citadas fazem parte do cotidiano do seu mascote. Troque o produto de limpeza que usa no chão de sua casa ou limpe com água depois de usar produtos mais abrasivos como creolina e alvejante. Às vezes isso já faz uma enorme diferença.
Se você é adepto a deixar a região escrotal sem pelo, procure deixar essa região mais peluda para ver se não reduz o problema. Em último caso, deixar a área protegida com uma pomada hidratante costuma trazer de volta o aspecto saudável da pele. Para testículo de cachorro descamando eu gosto de usar Bepantol ou Hipoglós. Mas verifique se seu cachorro não vai lamber o produto. Se isso acontecer, piora o quadro pois a lambedura tende a ressecar ainda mais a região.
Se nada disso estiver presente na rotina do seu mascote, e se a pomada não trazer à pele o aspecto normal, sugiro procurar o olho clínico de um veterinário. Nesse caso, a sarna é outra situação que deve ser considerada.