Um banho no cachorro em casa dura pouco, muito pouco perto do verdadeiro milagre que muitas petshops fazem com o mascote da gente. Mas por que na casa da gente, com dezenas marcas de shampoos e produtos especiais, o banho do cachorro não fica a mesma coisa?
Saiba porque o banho no cachorro em casa dura pouco
Identifique qual é o seu caso. Às vezes basta um pouco mais de atenção e você consegue deixar seu cachorro bem cheiroso mesmo dando um banho caseiro.
Dobras na pele do cachorro
Animais com dobras na pele, em especial cães da raça Sharpei, Pug e Bullgog, assim como gatos peludos têm uma tendência a exalar um cheirinho ruim que vem exatamente das dobras. Por conta disso, um banho nesses animais pode até acentuar ainda mais o odor que vem da pele.
Cães braquiocefálicos
Aqueles que parecem que levaram um “soco” no nariz, como Pug e pequinês, também apresentam a peculiar característica de ter uma dobra de pele sobre o nariz, o que não raro acaba sendo o responsável pelo cheiro ruim do cão dia seguinte após o banho.
Cachorro com pelo muito denso
A coqueluche dos anos 2020, o Lulu da Pomerânia e o Pastor de Shetland, por terem um pelo muito denso, podem frustrar seus tutores no que diz respeito à durabilidade de um pelo cheiroso. O mesmo vale para gatos com pelo alto.
Cadelas no cio são um dos motivos porque banho no cachorro em casa dura pouco
Antes de reclamar de odores, verifique se sua mascote não está no cio. O cheiro do período reprodutivo pode ser insuportável em algumas fêmeas e não tem banho que antagonize tais odores.
Genitália
Alguns animais, em especial cães machos, podem ter uma secreção natural chamada “esmegma”, uma combinação de células que podem comprometer o cheiro bom dos animais.
Dermatites em cães(doenças de pele)
Atenção às doenças de pele, em especial as crônicas. Doenças que envolvem a pele e os folículos pilosos também acarretam em descamações que comprometem o odor dos animais. Às vezes a doença de pele tem a ver com os hormônios do animal, o que acaba por fragilizar a estrutura e a defesa da pele em suas camadas mais profundas.
Halitose ( cheiro ruim na boca do cachorro)
Essa pega muita gente de surpresa. O que pode estar roubando a cena de um banho cheirosinho é a boca do seu pet. Animais mais velhos, com tártaros dentários, inflamações nas gengivas e até alguns tipos de câncer de boca também têm o poder de impregnar odores ruins. Saiba o que pode estar por trás do cheiro ruim na boca do cachorro.
Diabetes canina
Algumas pessoas levam seus pets ao veterinário por estes estarem com cheiro ruim que se deve, na verdade aos corpos cetônicos, uma substância química produzidas pelo corpo na falta de insulina. Cachorros diabéticos tem cheiro ruim e isso compromete o banho do cachorro. Clique aqui para saber se o cachorro está diabético.
Problemas renais
A urina por si já pode comprometer o odor dos animais, mas há casos específicos em que isso se torna ainda pior. Animais peludos na região abdominal e anal são uma ds explicações do porquê banho de cachorro em casa dura pouco.
Glândulas periciais podem explicar porque banho no cachorro em casa dura pouco
Tem gente que nem sabe que esta glândula existe, mas está lá, uma de cada lado do ânus, e pode ser a responsável pelo mau odor dos pets. Algumas petshops acabam trabalhando também as perianais na hora do banho, mas isso é algo raro de se ver. A manipulação das perianais deve ser feita por quem conhece a região pois seu mal manuseio pode inflamar a glândula. Independente disso, a glândula perianal, quando obstruída, pode inflamar, o que ocasiona um cheiro insuportável.
Ouvidos é um dos motivos porque banho no cachorro em casa dura pouco
Ácaros nos ouvidos é uma situação bem comum e o cheiro é mais forte do que queijo rockefort. Verifique junto ao veterinário a saude auditiva de seu pet. É fácil de ser combatida e quando presente, é um cheiro muito forte e desagradável.
Nós em pelo de cachorro é meio caminho para o banho dar errado
O pelo que tem emaranhados nunca terá um cheiro bom pois rapidamente a área com nós é casinha de fungos.
Deixar o cachorro molhado
Um dos maiores atentados contra um bom banho no cachorro é você deixá-lo secar sozinho. E quando a gente diz que um pet deve sair do banho bem sequinho, é bem sequinho mesmo, seco, seco, seco da Silva e isso exige secador de cabelos. E poucos tutores se dão ao trabalho de secar seus pets com secadores de cabelos. Imagine o tempo que se perde com um Labrador?
Entendeu porque banho no cachorro em casa dura pouco?
Por conta disso, dificilmente um banho caseiro em cachorro vai sair a mesma coisa que aquele ofertado por uma empresa especializada. Equipamentos específicos facilitam a lavagem em série e tem gente para fazer de tudo. Nas petshops o que se usa são “sopradores” verdadeiras máquinas de vento que secam seu pet da ponta da orelha até a ponta do rabo.
Triste porque o cheirinho bom não fica no cachorro por tanto tempo? Sem drama. Entre um pet sem cheiro e um pet sujo, prefira o pet sem cheiro. Embora seja gratificante um mascote bem cheirosinho por perto, cabe lembrar que a maioria dos pets tem verdadeira aversão a perfumes pois irrita o nariz e eles espirram muito.
Agora que você identificou a razão pela qual seu banho no cachorro em casa não está lá dando em bons resultados, clique aqui neste link para conhecer algumas técnicas para dar banho no cachorro em casa sem gastar muito!