Sim, existe tratamento para aquela insistente mancha escura no olho do cachorro que insiste em formar um caminho marrom no pelo branco. É deprimente um mascote tão limpinho e escovado e aquela indesejável mancha amarronzada. Mas o que é isso?
A epífora, a mancha que deixa um caminho marrom escorrendo do olho do cachorro, pode ser considerada perda ou alteração da drenagem normal das lágrimas. Em alguns casos pode até mesmo ser consequência de um processo inflamatório ou obstrutivo. A queixa é comum tanto nos consultórios veterinários quanto nas petshops. A epífora compromete quem quer ter ser mascote sempre com um aspecto de animal limpo e saudável. . O banho dura pouco e o aspecto de cachorro sujo se instala rapidinho quando o meigo olhar do seu mascote vem acompanhado daquela coisa gosmenta.
De onde vem a mancha escura do olho do cachorro?
Embora possa ser sim resultado de alguma obstrução, a cor enferrujada que escorre do olho do cachorro põe não ser resultado nem de má drenagem, nem infecção e muito menos de obstrução do canal lacrimal. Quem poderá por fim a essa mancha é o veterinário, de preferência aquela especializado em oftalmologia. Sim, eles existem, e exames complementares podem indicar se a mancha escura do olho do cachorro pode ser amenizada com tratamento ou até mesmo cirurgia.
Também é importante salientar que a mancha marrom no olho do cachorro tem um componente genético. Cães que apresentam essas manchas tendem a ter filhos com a mesma característica. Então, se você está comprando um cachorro em um canil e a mãe dele apresenta essa característica, atenção: as chances de o filhotes desenvolver o mesmo quadro não é pequena.
Apesar de ser extremamente frustrante tantos cuidados com a pelagem do mascote para uma mancha marrom estragar tudo, o que se observa é que seu pet não se incomoda muito com isso. Mas atenção se ele esfregar a pata no olho! Isso significa irritação ocular e deve ser investigada.
Como acabar com a mancha que escorre do olho do cachorro
Se nenhuma patologia for a responsável pela insistente mancha no olho do cachorro, existem algumas dicas que podem amenizar o problema. O complicado disso tudo é que os cuidados devem ser diários e até mesmo duas vezes ao dia.
Produtos
O mercado pet disponibiliza produtos com a finalidade específica de clarear a área de pelo afetada. Porém, nada vai ser mais eficaz do que coletar duas vezes ao dia a secreção que se acumula no canto do olho do seu mascote. Você pode promover a limpeza removendo, com a ajuda de um algodão, o que se acumula no canto do olho do cachorro. Mas isso todos os dias, de manhã e de noite. Se a mancha vem da lágrima que escorre, nada mais eficiente do que acabar com a fonte desse fluxo que altera a cor do pelo.
Cortar os pelos
Uma outra forma mais radicar de reduzir a marcada mancha é cortar os pelos manchados. A eficiência se mostra imediata – os pelos sujos desaparecem, mas some também boa parte do aspecto de “ursinho” que alguns cães têm. Uma vez removidos os pelos manchados, você tem a impressão de que o olhar de seu mascote “abriu”. Mas nem todos os tutores se mostram confortáveis com essa alteração.
Verifique a integridade ocular do seu mascote
Essas duas opções, remover secreções e retirar excesso de pelos manchados, resolve o problema de “olho manchado” do seu pet. Contudo, se não aplicados regularmente, seu pet volta a ter aquele aspecto de cachorro de cara suja. Para tanto, a gente insiste aqui que você passe pelo atendimento de um profissional em oftalmologia veterinário uma vez que seu mascote merece atendimento personalizado e que pode haver sim um uma patologia comprometendo a drenagem lacrimal do seu cachorro.