Cachorro com barriga inchada e dura pode ser muitas coisas, mas vamos dividir a classificação do animal. Isso porque essa situação em filhote tende a ser verminose enquanto que em animais adultos a gama de patologias se mostra mais intensa.
No entanto, em cães adultos, barriga dura e inchada pode ser algo mais complexo, podendo ser um simples mal-estar estomacal ou até mesmo doença cardíaca em estado mais avançado. Algumas doenças como pancreatite e hepatite também podem cursar com abdome inchado e dolorido quando então chamamos de síndrome do abdome agudo.
Filhote de cachorro com barriga inchada e dura
Se você recolheu um filhote da rua e sua barriga é redonda e grande, não pense que é de comida. Cães de vida errante são quase 100% portadores de verminoses. Filhotes são particularmente sensíveis a isso. Primeiro porque podem ter adquirido a parasitose ainda no ventre de suas mães;, segundo, eles metem a boca em tudo quanto é sujeira. Sendo assim, filhotes de cachorro com barriga inchada e dura é mais do que provável que seja verminose. Verifique com um veterinário o melhor produto a ser administradas. Cuidado com o tratamento, ele pode requerer outros produtos, o que pode incluir óleo mineral ou laxantes. Às vezes os vermes estão em muita quantidade, morrem todos ao mesmo tempo e acabam causando outros problemas intestinais.
Filhotes ainda podem sofrer com hepatite infecciosa, uma outra doença que cursa com aumento do volume abdominal. No entanto, a esmagadora maioria dos filhotes com barriga inchada e dura está, na verdade, com verminose.
Adultos também podem sofrer de verminose, mas dificilmente a barriga ter;a o mesmo aspecto que se verifique em filhotes de tenra idade.
Cachorro com barriga inchada e dura
No cão adulto, o quase se torna mais complexo. Também aqui é interessante dividir as categorias cães grandes e cães pequenos, porque aqueles de grande porte podem ter uma outra complicação chamada de torção de estômago. Ela não tem idade certa para aparecer mas costuma ser em animais com mais de 5 anos e 25 quilos. Estatisticamente aparece nos animais que se alimentam uma vez ao dia seguir ou não de atividade física intensa. As raças Dogue Alemão, Rotweiller e Fila Brasileiro são exemplos de animais que podem sofrer torção gástrica.
Torção de estômago
A patologia consiste exatamente nisso, em uma torção do estômago que acaba por bloquear os vasos sanguíneos que irrigam o local. Na falta desse sangue, o animal começa a ter contrações estomacais. Além disso, o conteúdo do estômago fica preso sem conseguir chegar ao intestino. Esse quadro é grave, agudo e mata seu cão em poucas horas. Nem vacile em correr para uma clínica veterinária se seu cachorro de grande porte aparecer com barriga inchada, dura e dolorida ao toque. Alguns se mostram extremamente inquietos e tentam vomitar, mas o conteúdo permanece preso no estômago.
Mal-estar passageiro
Também não vamos ficar neuróticos porque o cachorro amanheceu com a barriga dura e inchada. Isso pode acontecer inclusive com seres humanos. Trocou de ração na noite anterior? Seu pet é daqueles que de vez em quando vira o livro e se alimenta dele? Preste atenção ao que foi ingerido pelo seu cachorro 12 horas antes de ele aparecer com a barriga desse jeito. Se ele estiver relativamente bem e sem maiores manifestações de dor, procure deixá-lo de jejum um dia e verifique se o abdome distendido não era apenas excesso de formação de gases. Contudo, comece a se preocupar se o inchado perdurar por mais um dia.
Hepatite
Alguns animais podem sofrer de hepatite quando na idade adulta. Apesar de a doença poder ser adquirida de forma contagiosa, algumas doenças podem atacar diretamente o fígado, como leptospirose. Além disso, animais que passaram por longo tratamento de doenças pré-estabelecidas podem também ter sobrecarregados o fígados com medicações. Sensibilidades a alguns fármacos também podem apresentar quadro semelhante.
Pancreatite
Por etiologia nem sempre conhecida, a pancreatite é outra doença que resulta no abdômen agudo, ou seja, em doenças que fazem com que o cachorro tenha a barriga inchada, sensível ao toque e dura. Ela é séria e pode ser fatal.
Doença cardíaca
É, tem isso também. Cachorro com barriga inchada e dura pode ser consequências de doenças do coração. Isso porque o mal funcionamento cardíaco pode contribuir para o acúmulo de líquidos do abdômen de forma lenta, gradual e progressiva. Então, após algumas semanas, você se dá conta de que o cachorro está com a barriga “redonda”. Tosses podem acompanhar o quadro que se verifica mais em animais idosos. Assim, certifique-se com o auxilio de um médico-veterinário se seu cachorro não está com patologias cardíacas. O tratamento acaba por reduzir o inchaço do ventre, mas pode ser necessário recorrer a uma punção, uma vez que cachorros nessas condições sofrem com dificuldade respiratória.
Leia ainda: