A princípio, não. Cadela castrada entra no cio quando um pequeno pedaço do tecido ovariano permaneceu dentro do abdômen dela. O que ocorre em alguns casos, em especial cadelas grandes e gordas, é que o ovário mostra-se um tanto quanto esparramado dentro da bolsa ovariana. Embora se trabalhe com vistas à remoção desse tecido em sua totalidade, pode ocorrer de pequenos fragmentos permanecerem no local. Então, uma vez recebendo irrigação sangüínea, eles passam a produzir hormônios, ocasião em que sua cadela tem manifestação de cio
Cadela castrada que tem cio não engravida
Se sua intenção nessa castração foi evitar a gestação de sua cadela, saiba que isso segue inalterado uma vez que também foi extraído o útero dela. Mesmo que tenha múltiplos cruzamentos, sua cadela não vai engravidar. No entanto, a presença insistente de cães machos na frente do seu portão se repetirá duas vezes ao ano, épocas em que sua cadela terá manifestações de cio causado pelo hormônio.
Mas se sua intenção com a castração foi protegê-la de possíveis tumores de mama, saiba que com o hormônio atuante, ela não estará protegida, como era seu desejo inicial.
A complicação que pode advir do ovário remanescente é infecção do coto do útero. Coto é a parte do distal do útero que permanece no abdômen de sua cadela. Alguns veterinários preferem trabalhar com uma área maior de tecido para promover um boa e larga sutura enquanto outros deixam a menor quantidade possível do órgão. Isso vai da experiência de cada um com hemorragias e deiscências de sutura. Mas uma vez com o ovário atuante, esteja ciente de que isso pode vir a acontecer.