
Não é comum, mas há casos em que cadela pode cruzar fora do cio de forma voluntária. Isso, no entanto, é raríssimo e costuma acontecer com cadelas portadoras de algum tipo de infecção vaginal, uterina ou até mesmo em função de um folículo do ovário que chamamos de folículo-persistente. Os odores causados por doenças do trato reprodutor feminino podem, por sua vez, despertar o interesse do macho. Mas ainda assim a fêmea dificilmente irá permitir a cópula pois não terá interesse sexual pelo parceiro.
Cadela pode cruzar fora do cio, mas não é raríssimo acontecer
A primeira razão pela qual não é comum cadela cruzar fora do cio é a falta de interesse. Por estar sem os efeitos dos hormônios sexuais, a cadela não deveria ter interesse pelo macho. Em segundo lugar, por não estar sob os efeitos hormonais, a vulva, assim como a vagina, estão estreitas. Sendo assim, a penetração vai causar dor.
Só não vou dizer que isso não acontece porque já vi uma cadela da raça Collie aceitar a cópula de um macho mesmo não estando no cio. E ela não estava com nenhuma infecção nem com cio persistente. Collie aceitar o macho aceitar a cópula de forma voluntária mesmo não estando com sinais de cio. O que pode justificar uma cadela aceitar de forma voluntária a cópula fora do período de cio é a excitação. A referida Collie havia reencontrado um antigo companheiro que havia ficado muitos meses em um sítio distante. Ao se reencontrarem, acasalaram. Mesmo se sentindo desconfortável, a cadela permitiu uma única cópula.
Leia ainda: