Não, dizer que cadela tem cólica quando está no cio não é verdade. Isso porque o sangramento que ocorre no cio de uma cadela é regido por mecanismo bem diferentes daqueles que fazem parte da fisiologia humana. Mulheres têm cólica menstrual devido às contrações uterinas, não em função do fluxo sanguíneo expelido pelo útero.
Em dados comparativos, mulher tem fluxo menstrual quando não está mais em seu período reprodutivo. Ela ovulou, não engravidou, e o útero dispensa o conteúdo produzido para receber placenta e embrião, caso ela tivesse engravidado. Com a cadela é diferente: ela sangra quando está perto de alcançar seu período mais fértil, mas se não engravidar, não terá fluxo sanguíneo como ocorre na mulher.
Cadela não tem cólica menstrual quando está no cio
Saiba ainda que uma vez no cio, cadelas não sangram do útero. O sangue que vemos são rupturas de vasos sanguíneos oriundos da PAREDE da vagina. Por estarem mais calibrosos, alguns vasos se rompem, quando então percebe-se ligeiro fluxo sangüíneo que nada tem a ver com aquele visto em uma mulher.
Então por que cadela no cio parece estar com dor?
Por estarem no cio, muitas cadelas mostram-se inquietas e até desconfortáveis com tudo o que está acontecendo, o que pode fazer com que alguns tutores acreditem que este comportamento é devido aos incômodos da menstruação. Não apenas os vasos uterinos, mas também os abdominais estão mais dilatados com o aumento do fluxo sanguíneo na região que, a priori, se preparar para receber os embriões. Isso sim pode contribuir para a sensibilidade aumentada de sua cadela na região abdominal.