
Cão com ferida nos testículos, ou melhor, no saco que reveste os testículos, não é grave, apesar de incomodar bastante o animal. Ela se deve geralmente por atrito, ou seja, excesso de contato com alguma superfície que acaba por irritar a pele. Existem cães particularmente sensíveis a isso, em especial aqueles com poucos pelos na região do saco escrotal.
Cão com ferida nos testículos: como tratar
Primeiramente, se houver casca na ferida do testículo do cachorro, não remova. Além de doer muito, ele precisa dessa proteção. O que pode ser feito é aplicação de pomadas emolientes, ou seja, aquelas que deixam a casca de ferida mais amolecida e ao mesmo tempo hidratada. O problema da casca ficar dura nessa região é que ela acaba repuxando a pele do saco escrotal, o que incomoda seu mascote. Por conta disso, não recomendo o uso de anti-sépticos e outros produtos que ressecam ainda mais a pele.
Uma boa dica para esse tipo de ferimento segue sendo pomadas para assadura de bebê. Hipoglós e Bepantol se mostram bastante eficientes nesse assunto, preferindo mais a segunda do que a primeira. Isso porque Bepantol é transparente e menos espessa que Hipoglós. Algumas pessoas preferem fazer uso de Nebacetin, uma vez que já tem a pomada em casa. O importante é não parar esse tratamento até a casquinha desaparecer por completo, um período que leva de 5 a 7 dias.
Cão com ferida nos testículos: saiba como evitar
A pele do saco escrotal onde estava a ferida acaba ficando de outra cor mais escura do que o resto de tecido, mas é normal. Primeiramente pode até ficar cor de rosa, mas escurece depois. Depois de tratado, resta saber o que criou as feridas no testículo do cachorro. Isso costuma acontecer em cães com poucos pelos no saco escrotal. Da mesma forma, pisos muito ásperos e que causam muito atrito podem facilitar os ferimentos. Algumas vezes o produto de limpeza que se usa para o chão pode estar machucando a pele do cachorro, uma vez que ele se deita sobre ele.
Vez ou outra passe pomada emoliente no saco escrotal de seu cachorro se ele vem apresentando descamação ou feridas no saco escrotal. Se você é bom observador, já saberá com antecedência que seu cachorro terá problemas naquela região porque horas antes ele começa a se lamber.
Cão com ferida no testículo não costuma ser grave, mas incomoda bastante porque além de repuxar a pele, seu pet não arruma um jeito confortável para se sentar. Procure deixar panos ou toalhas nos locais que ele costuma ficar. Isso também vai atenuar o problema para não se tornar recorrente.