Casca na ponta da orelha do cachorro pode ser consequência do metabolismo alterado do seu cachorro que acaba por favorecer a criação de uma espécie de seborréia na ponta das orelhas. e não pense que é só no seu mascote. Essa anomalia é bastante comum e resulta no ressecamento das bordas da orelha. Por conta disso, casquinhas surgem e começam a se desprender da ponta das orelhas. Não raro essas cascas viram crostas mais espessas e algumas podem até mesmo sangrar. Algumas vezes é possível ver o paciente ter a linearidade da orelha rompida, podendo até mesmo ter perdas de tecido por conta de fissuras e rachaduras.
Para complicar a vida do cão, alguns podem sentir coceira e começar a usar as patas para se livrar do incômodo. da mesma forma, podem chacoalhar a cabeça, balançando de um lado para outro tentando aliviar o mal-estar causado pelo ressecamento. Isso pode ferir ainda mais a ponta da orelha a ponto de causar sangramentos. Além disso, o crescimento do pelo nessa área também fica comprometido e a pele passa a ficar exposta.
Como tratar casca na ponta da orelha do cachorro
Em se tratando de seborreia, deve-se estar atento ao uso de substancias hidratantes para a região. Da mesma forma, deve-se tratar com periodicidade e fazer uso de shampoos e loções específicos. O tratamento deve ser bem disciplinado e costuma ter bons resultados. O sol deve ser eternamente evitado. Talvez seja o caso de rever a alimentação do seu mascote. Alguns nutrientes podem melhorar a condição geral repele e pelos.
É importante evitar a presença de moscas na ponta das orelhas sensibilizadas desses animais, pois o surgimento de miíases, as famosas bicheiras, ou bernes é bastante comum, o que compromete a anatomia dessas áreas.
saiba, contudo, que problemas na ponta das orelhas dos cães podem advir de fungos, alguns tipo de cânceres e doenças auto-imunes. Sendo assim, o indicado é procurar assistência veterinária para a realização de um diagnóstico e tratamento mais precisos.