Cera preta no ouvido do cachorro não é normal e precisa de tratamento, mas não se assuste com isso. A cera escura que se acumula é resultado da produção de um ácaro bem pequeno, um parasita minúsculo que se reproduz lá no fundo do ouvido gerando não apenas a cera preta ou marrom que você está vendo mas também uma constante coceira no ouvido do cachorro.
E tem nome esse quadro. É otite parasitária ou sarna otodécica porque esse é o nome do ácaro, Otodectes canis, o bichinho que rouba o sossego do seu cachorro. E se tratada no começo, rapidamente desaparecem os sinais – que são coceira e cera escura – sem haver maiores complicações.
Otite parasitária em cães pode evoluir para otite supurativa
O que pode dar errado em uma otite parasitária, essa da cera preta ou da cera marrom no ouvido do cão, é inflamação. Pois é, aí complica tudo. Então não perca tempo e vá tratar a otite parasitária do cachorro enquanto é apenas devido à presença de um parasita.
Como tratar cera marrom ou cera preta no ouvido do cachorro
Eu não vou ensinar receita caseira – embora tenha – porque a solução pra terminar com a fonte da cera escura no ouvido do cachorro é bem simples. O mercado pet oferece várias opções de tratamento, mas eu gosto há mais de duas décadas de usar a pomada Otomax quando o assunto é sarna otodécica e higiene do ouvido do cachorro. E não ganho um real do laboratório para dizer isso, é experiência mesmo.
A Otomax tem uma combinação química de produtos que põe fim à vida do ácaro desde que você use conforme a indicação da bula. Aplicar uma única vez e esquecer não funciona, tem de fazer por pelo menos 7 dias mas eu estico para uns 10. O aplicador pode assustar um pouco, é fininho e meio duro, mas pode colocar sem medo no fundinho do ouvido que vai matar os ácaros que por lá estão. Como você é marinheiro de primeira viagem, é possível que coloque muito mais produto ouvido adentro do que o necessário. Se coloca pouco, bem pouquinho, e ainda assim escorre orelha abaixo e fica tudo meio gorduroso. Mas vai por mim: ainda assim vale a pena fazer uso dela.
Soluções caseiras para cera escura no ouvido do cachorro não tem boa eficácia
Você vai encontrar aqui pela internet soluções caseiras com vinagre e azeite que podem funcionar. O vinagre acidifica o meio e o azeite mata o ácaro, digamos, a grosso modo, de asfixia, mas serão muitas semanas de trabalho para acabar totalmente com o ciclo do ácaro. Isso porque essa solução caseira mata o ácaro adulto, mas não o ovo. Então, depois de súbita melhora, duas semanas depois lá estará seu cachorro se coçando novamente. Por isso que o tratamento deve ser regular e durar por pelo menos 3 semanas. Ademais, cachorro odeia que fiquem mexendo no ouvido dele, imagina então fazer isso todos os dias durante 3 semanas?
Acontece também que deixar o ouvido do cão molhado por muitos dias pode trazer uma otite feia muito pior do que esta que esta que você enfrenta hoje com os ácaros. Quando bactérias estão envolvidas tudo se torna mais doloroso e sinistro para a saúde do ouvido do cachorro. Nesse caso seu mascote até terá de usar um colar de elizabetano, aquele conhecido como “antena parabólica de cachorro”, para evitar que se coce mais e machuque o ouvido trazendo ainda mais bactérias. Então sugestão minha: não perde tempo, vai de otomax e encerra esse assunto.
Mas é aquilo, estamos falando que cera marrom ou cera preta no ouvido do cachorro não é normal e precisa de tratamento. Existem outras situações que cursam com inflamação e coceira no ouvido do cachorro. Ademais, cachorro reclamando e coçando o ouvido pode advir de outras patologias. Se seu pet estiver com pus, inflamação ou secreção verde saindo do ouvido, vá direto a um consultório veterinário porque não é pomada para ácaro que vai reverter essa situação.