
Embora a mãe natureza faça boa parte disso tudo, você precisa saber como cuidar de filhote de cachorro recém-nascido nas primeiras 48 horas. A partir desse ponto, você já sabe se terá de cuidar de um cão fraco, doente ou se a ninhada segue sozinha seu desenvolvimento sem maiores complicações.
E acredite, faz muita diferença ficar literalmente em cima dos filhotes até o terceiro dia do nascimento deles porque acidentes acontecem.
Como cuidar de filhote de cachorro recém-nascido logo após o parto
- Placenta
Cuidado número 1, nunca deixe a placenta colada na cabeça do seu filhote, principalmente no nariz. Já vi filhote morrer porque ficou sem respirar por conta desse detalhe. Quando ele nasce, segundos depois já deve estar respirando. Caso contrário, ele será um filhote mais fraco da ninhada. Se você tem receio de auxiliar no parto, pelo menos tente rasgar a placenta que insistir em ficar colada no nariz do seu filhote. A cadela costuma fazer isso, mas pode demorar, ficar lambendo a traseira do cachorro ou até mesmo deixar para fazer isso depois. Então um simples puxãozinho naquela membrana fina desobstruindo o nariz já salva seu filhote.
- Umbigo do cachorro
Outro ponto importante que acaba comprometendo a vida do filhote, agradeça se ele nascer já com o umbigo rasgado, ou seja, desgrudado da placenta e com alguns centímetros de comprimento. Mas às vezes nasce tudo junto, placenta, cachorrinho e umbigo. Pode ser que a cadela se atrapalha e até machuque o intestino do filhote. Isso acontece quando elas puxam o umbigo em vez de cortá-lo com os dentes. Quando elas se afobam desse jeito melhor você ajudar. Leia aqui como cortar umbigos de filhotes recém-nascidos se você está auxiliando no parto.
- Secar o filhote
Eu gosto sempre de ter uma toalhinha de rosto limpa para dar uma secadinha no filhote assim que ele está sem a placenta. Passar uma toalha pequena, macia e limpa na cabeça e no dorso ajuda o filhotinho a usar os pulmões.

Saiba como cuidar de filhote de cachorro recém-nascido quando começa a nascer os irmãos
Cuidar de filhote de cachorro recém-nascido pode ser cansativo, ainda mais com cães grandes. Você até pode ajudar um, dois, três filhotes a nascer, mas lá pelo oitavo já não se sabe quem é quem e quem já fez o quê. Pode ser uma confusão danada, e a gente perde o controle das primeiras mamadas, uma parte importante que merece muita atenção de sua parte. Antes de entrar nesse assunto, porém, preste atenção nesses 3 itens:
- Sufocamento
Embora não seja comum, certifique-se de que a cadela está ciente de empurrar os filhotes com o focinho e não deitar em cima deles. O tamanho da caixa ou cama oferecida tem de ser compatível com o tamanho da cadela e dos filhotes para não ter esse tipo de acidente.
- Material da cama
Filhotes tem unhas pontudas que engancham em tudo. Cuidado com a escolha do tecido da cama dos filhotes. Eles podem ficar presos. As dobras dos tecidos também merecem atenção porque ele pode se enfiar lá dentro e se sufocar. Às vezes o velho e bom jornal resolve bem esse problema. Além de não enganchar, é de fácil higienização e as secreções pós-parto são abundantes nesses primeiros 3 dias.
Qual o intervalo de tempo entre o nascimento de um filhote e outro?
- Frio e calor
O frio pode matar filhotes, o calor também. Por conta disso deve a temperatura ser sempre controlada. Abuse do ventilador se o verão está forte e prefira deixá-los sobre jornais no canto mais friozinho da casa. Mas atenção!!! Eles não podem passar frio mesmo no verão porque são extremamente sensíveis às baixas temperaturas, em especial na barriga. Isso faz do seu filhote o doentinho da ninhada, e se tem uma coisa complicada é recuperar um filhote fraco.

Como cuidar de filhote de cachorro nas primeiras 48 horas
Tem cuidado que a gente não pode vacilar; também não precisa ficar neurótico, mas de quando em quando é sempre bom revisar nas primeiras 48 horas depois do nascimento dos filhotes. Eu até estico esse período para 3 ou 4 dias porque realmente são muito importantes e fazem a diferença. Já sabe como não sufocar o filhote? Já está sem o umbigo? Então a partir disso foque na amamentação.
- Amamentação
O ideal era, nas primeiras horas depois do parto, que cada cachorrinho tivesse sua própria teta. Digo isso porque o primeiro leite, chamado de colostro, é importante que chegue ao intestino do filhote em suas primeiras hora sede vida em função de sua imunidade. Aqui pode valer quem nasceu primeiro e mamar mais pode ter mais saúde. Às vezes o filhote mais fraco da ninhada ser um dos últimos a nascer não é coincidência, mas isso prejudicou a mamada do colostro, este literalmente sugado pelos irmãos. Na medida do possível, reserve uma teta para cada nascimento. Depois eles podem trocar de teta livremente, mas é interessante ter esse controle. É fácil falar nisso quando se tem 3 por parto. Afinal, são 8 tetas e serão duas para cada um. Mas ninhadas mais numerosas, esse controle infelizmente se perde.
- Queda do ninho
Incrível, mas isso acontece. Não apenas da parte do cachorrinho – o filhote cai da casinha ou da cama sozinho – mas também pela mãe que sai levando um filhote grudado na teta. Esses desgarrados podem adoecer no chão frio em questão de minutos se não voltarem para o ninho. Por conta disso, deixe a caminha destinada aos filhotes em um local reservado, a sombra, e com piso revestido com jornal. Esse filhote caído pode se arrastar para locais perigosos e torrar no calor.
Depois do terceiro dia do parto, siga atento aos seguintes cuidados
- Choro de cachorro
Essa é uma arma que felizmente podemos contar. Quando ouvir um filhote de cachorro chorando, vá imediatamente ver o que é. Às vezes eles choram um pouquinho, resmungam, reclamam o leite que demora para descer, mas se for insistente pode ser que esteja fora do ninho, com a unha engatada no cobertor ou longe do alcance de sua mãe.
- Revisar o umbigo
Pode acontecer às vezes de o umbigo cair antes do tempo e da total cicatrização. Isso não é bom porque o abdômen talvez ainda não tenho fechado por completo o buraco por onde passavam veias e artérias do filhote para a mãe. Esteja atento se isso acontecer para não contaminar a barriga do cachorro.
- Cadela ofegante
É, tem essa também. Cadela não deve estar ofegante depois de nascidos todos os filhotes. se isso está acontecendo procure ajuda. Cadela ofegante pode ser sinal de doença e se ela precisar ser internada você terá de cuidar de cachorrinhos recém-nascidos sozinho.
- Suplementação
Cadela bem nutrida e com poucos filhotes você só se preocupará com suplementação alimentar dos filhotes depois dos 30 dias de vida. Contudo, em ninhadas numerosas, com cerca de vinte dias ou até antes seria interessante você diminuir a carga de sua mascote oferecendo alimento para os filhotes. Digo antes porque ela pode estar sofrendo tremedeiras, uma das consequências de algo que acontece em ninhadas numerosas que é a eclâmpsia. Em ninhadas menores, contudo, quando a cadela não fica sobrecarregada, você pode ir pensando em o que dar de comer para filhote de um mês.
Saiba ainda:
- Nunca deixe faltar água e alimento para a cadela;
- Cadela não fica ofegante depois do parto;
- Ela terá uma sede incrível;
- Deixa o ninho em um local sossegado longe de preocupações como frio, calor e vento;
- Não permita que vizinhos e crianças façam o que bem entes derem com os filhotes;
- Quedas do colo podem matar
- Higienize diariamente a cama trocando o forro dela;
- A urina dos filhotes deixa a casinha com forte odor de amônia:
- Se tiver outros animais em casa, deixe-a em uma área mais reservada.
- Cadelas com filhotes podem ficar agressivas.