É complicado evitar que os cachorros cruzem quando a cadela está no cio, uma vez que os animais são quimicamente atraídos com uma força até então desconhecida entre eles. O desejo de procriar é tão poderoso que é possível ver cães e cadelas que, mesmo separados por portões, darem um jeito de copularem entre as pequenas frestas das grades.
Mas existem algumas dicas que podem auxiliar a evitar que os cachorros cruzem. No entanto, esteja ligado durante o período reprodutivo de sua cadela, tempo que pode se estender de duas a três semanas. Isso porque o casal apaixonado não mede esforços para se encontrar e isso pode explicar machos escalando cercas com mais de dois metros de altura.
Dicas para evitar que os cachorros cruzem quando a cadela está no cio
1. Não subestime a inteligência dos cachorros
Em primeiro lugar, desconfie de tudo. Não pense que o muro de um metro e meio vai manter um cachorro afastado porque se ele for de raça média, pode dar um jeito de pular ou até mesmo atravessar o espaço entre das grades. Da mesma forma, cães de rua podem entrar em sua residência junto com seu carro na hora de chegar em casa. E se você acha que sua cadela não vai pular ja janela do segundo andar para encontrar seu Romeu, atenção! Épocas de cio também são períodos em que aparecem peles rasgadas e pernas quebradas consequência das tentativas de fuga.
2. Mantenha a cadela reclusa
Sim, é horrível. É você querendo se livrar da cadela – e seu forte odor – de dentro de casa, e ela, por sua vez, doida para meter o nariz na fresta da porta e sair. Havendo uma parte privativa em sua casa ou apartamento, use e abuse do local para que sua cadela não se sinta presa. As saídas de casa também devem ser reduzidas, uma vez que a cadela, e sua urina carregada de hormônios vai marcar a grama edu piso em que urinar. E com isso lá vem cachorros. Saiba que o vento pode fazer com que cães sintam o cheiro de sua cadela há três quarteirões de distância e até mais.
3. Saídas higiênicas rápidas
Está certo, sua mascote é daquelas que só faz xixi fora de casa. E para piorar, ela segura urina na bexiga se não for atrás daquela árvore na pracinha na frente de casa. Para não complicar a vida de sua cadela, leve-a em seu banheiro habitual, mas nunca, jamais a deixa na praça sem uma guia. O odor de sua urina vai impregnar no solo e cachorros ficarão pelo local. Tente levá-la em horários onde não haja tantos cães passeando. Pegá-la no colo e soltá-la na praça é uma forma de despistar os cães do “rastro de amor” deixado por sua cadela.
4. Não descuide da higiene
Saiba que limpar a genitália de sua cadela pode ser bom por um lado, o odor se torna menos intenso. Mas esteja ciente de que pode causar alergia em sua cadela o excesso de limpeza, ainda mais se for com lenços umedecidos. Uma limpeza, ou mesmo um banho, pode deixar sua cadela uma ou duas horas livre de odores. Mas a mucosa vaginal rapidamente volta a exalar o cheiro de cio.
5. Higienize o local onde ela dorme
Isso sim faz diferença. Troque a cama de sua cadela todos os dias, mas todos os dias mesmo. Não esqueça que estamos lidando com cachorros e o faro desses animais é inigualável no mundo animal. O odor da cama de sua cadela atravessa quarteirões. Logo, higienize sua casa diariamente passando produtos de limpeza onde ela transita e deita. Se a cama dela não permite limpeza diária, coloco toalhas ou lençóis sobre ela. Fica mais fácil remover, lavar e substituir por tecidos novos e sem odores.
6. Fraldas
Não se iluda que absorventes e fraldas caninas têm o poder de evitar o odor do cio. Da mesma forma, esses recursos não caracterizam uma barreira eficiente para impedir a cópula. O que esses acessórios podem facilitar é evitar que o odor do cio se espalhe imediatamente após chegar à vulva. Ainda assim, dependendo do dia do cio e do fluxo sanguíneo, sua utilidade pode ser de apenas poucas horas. Mas elas ajudam a evitar manchas de sangue nos lençóis, sofás e tapetes.
7. Sprays anti-cio
Sim, eles existem, mas questiono sua eficácia para evitar que os cachorros cruzem, uma vez que a cadela se lambe constantemente. Além disso, também é regular o fluxo sangüíneo do cio que faz com que o odor da cadela no cio se espalhe pelo ar. Se cachorros distinguem uma molécula de urina em duzentas de água, imagine se um spray será capaz de despistar o faro de um cão.
O que fazer quando se flagrar o cachorro e a cadela colados?
Nada. Se tem uma coisa que você não pode fazer é tentar desgrudar – à força ou a base do tapa – os cachorros que você flagra colados. Nem pense em fazer uma coisa dessas! Você só vai ferir sua cadela. Se isso acontecer, saiba que você pode impedir a fixação dos embriões no útero da cadela até 5 dias depois desse dia fatídico. E também não invente de dar anticoncepcional em uma cadela que está no cio. Isso pode trazer problemas graves para a saúde de sua mascote. Aliás, ela pode até mesmo ter de ser operada para remover o útero em caráter emergencial.
Quer saber mais sobre cio e reprodução em sua cadela? Procure o tema nos posts abaixo: