
A pergunta é quase um mantra: coronavírus (Covid-19) passa pra cachorros? O que você tem que saber sobre o coronavírus e seu cachorro, em um primeiro momento, é que o COVID-19 não parece estar adaptado a se desenvolver no organismo de um cachorro ou de um gato. Existe, sim, um outro coronavírus que infecta cães com certa freqüência, mas é específico para espécie canina trazendo reações gastrointestinais. Mas não se desespere: é um vírus que passa de um cachorro para o outro, não para humanos. Além disso, esse vírus faz parte de um pool de antígenos que seu cachorro recebe quando ainda é um filhote no programa de vacinação.
O novo Coronavírus (Covid-19) foi isolado das secreções de um cachorro
É, essa é a notícia ruim. O coronavírus (COVID-19) foi isolado das secreções de um cachorro cujo tutor apresentava a doença em Hong Kong. Esta parece ter sido a única constatação a que os veículos de comunicação tiveram acesso. Até agora, nenhum cientista se manifestou de forma categórica a respeito do assunto. Trata-se de um microorganismo recente demais para ter conceitos postulados sobre a propagação em outras espécies.
O COVID-19, o novo coronavírus, é exatamente isso, um vírus novo, e, sendo assim, pouca coisa se sabe sobre ele. O corre-corre que sua propagação tem causado no mundo todo impediu que pesquisas fossem realizadas no que diz respeito a propagação para cães, mas até onde se tem observado, cães não estão morrendo na Itália desde a chegada do vírus no país.
Não se descuide da sua saúde e da do seu pet
Cabe salientar, porém, que sendo você uma pessoa de risco, seja pela idade ou por sofrer de asma, problemas crônicos pulmonares ou cardíacos, se colocar em situações que sobrecarreguem sua imunidade, em um período como este em que vivemos, não é uma atitude em nada prudente. Por conta disso, verifique por onde anda a saúde de seu pet no que diz respeito às zoonoses, aquelas doenças que ele pode passar para você e comprometer seu sistema imune. Poucas são as doenças com esse poder, mas sempre é bom dar uma lembrada porque infortúnios acontecem.
É necessário se isolar do cachorro em tempos de COVID-19?
Ei, ei! Nada de neurose em achar que seu pet pode prejudicar sua vida nesse momento delicado onde tudo parece estar de pernas para o ar. Lembre-se que uma das vantagens de se ter cães e gatos em casa é a constância. Isto é, aquela sensação de rotina de que as coisas ainda estão no mesmo lugar. Se por questões de prevenção você não pode mais visitar pais e sogros, e se ir para o trabalho é uma realidade de semanas atrás, pelo menos o cachorro segue com sua rotina. Isso pode trazer uma sensação de bem-estar para muitas pessoas, em especial os mais idosos.

No meio do isolamento social, e estando você com saúde, é maravilhoso contar com a ajudinha extra de um animal de companhia. A testemunha silenciosa de nossas faltas, o companheiro para dividir o bolo de cenoura no final da tarde, alguém para ver o por sol e para nos dar aquela lambida cedo da manhã é algo impagável. É neste momento em que nos damos conta de que, apesar de todos os contratempos, a vida segue sendo um presente diário bem mais divertido se podemos contar com o afeto de alguém, mesmo que esse indivíduo seja peludo e com pouca capacidade de compreensão.