Uma silenciosa, porém devastadora doença venérea em cachorro se chama brucelose canina. Uma característica agravante da doença é que quase sempre os portadores são assintomático, ou seja, transmitem a doença por que não demonstram sinais clínicos evidentes que justificam seu afastamento da reprodução.
Como se pega
A cadela é contaminada não apenas pela cópula como também por via nasal e conjuntiva. Isso porque, em se tratando de cachorro, os animais costumam se lamber antes do acasalamento. A bactéria envolvida, Brucella canis, é transmitida para os filhotes por via congênita ou pelo leite. Corrimentos vaginais e fetos contém grande número de microorganismo. E por serem portadores da bactéria, consequentemente terão problemas em função disso. A urina de animais contaminados, assim como secreções orgânicas, pode infectar seres humanos que sofrem os mesmos sinais clínicos, ou seja, abortos e infertilidade. Há casos de infecção de brucelose canina em mulheres, mas seu curso costuma ser mais brando. Aparentemente, cadelas só expelem os microorganismo por ocasião das secreções do parto. Já os machos os expelem em grande quantidade no líquido seminal. Em canis, a moléstia é simplesmente devastadora.
Sinais Clínicos
O complicado da situação é que a maioria das infecções por Brucela são inaparentes. Sendo assim, os animais contaminados com essa doença venérea de cachorro podem não estar enfermos. Veterinários passam a desconfiar de que são portadores da bactéria porque há histórico de problemas gestacionais e distúrbios da reprodução canina, como natimortos e morte embrionária.
Diagnóstico e tratamento dessa doença venérea em cachorro
Testes sorológicos comprovam a patologia. Em um primeiro momento, saiba que a brucelose é tratável com antibióticos. No entanto, o tratamento é difícil devido à natureza intracelular da bactéria. Por isso, o tratamento caba se tornando longo e caro. O animal pode ser portador por toda a vida ainda que seja castrado.
Tendo em vista o caracter silencioso da doença, antes de emprestar sua cadela para reprodução, verifique o histórico do macho. Brucelose costuma trazer problemas como orquite, tumefação escrotal e dermatite secundária à orquite por determinado período de tempo. Da mesma forma, verifique se cadelas que foram cruzadas com determinado acho tiveram histórico de problemas como nascimento de natimortos ou filhotes fracos.
A Brucelose é considerada quando a cadela tem episódio de aborto na fase tardia da gestação, ou seja, depois dos 45 dias. A cadela portadora não é infértil, mas tem problemas como reabsorção fetal no início da gestação, filhotes natimortos ou muito enfermos.
Ainda que seja castrado, o pet portador de Brucela não tratado prossegue portador. Verifique a saúde do macho e exija exames laboratorial. Os cuidados devem ser redobrados se você acolheu um macho da rua.