Se fizesse mal dormir com o cachorro no quarto eu deveria, então, estar morta. Isso porque nos plantões em clínicas veterinárias eu dividia o quarto não apenas com um, mas com 3 cachorros.
Mas se, de fato, faz mal dormir com o cachorro no quarto isso você logo vai saber. Em especial seu nariz, parte do corpo que vai dar sinais de que dormir com cachorro pode fazer mal a sua saúde. Mas a sua saúde, não necessariamente a de todos. Isso vai depender da sensibilidade de cada um e o quanto você prima por um quarto limpar e live de odores.
Quarto limpo e sem odores
Se seu cachorro entender que banheiro canino não é no piso do seu quarto, você já está meio caminho andado rumo a um relacionamento com seu companheiro de quarto. Seu pet é idoso? Tem problemas de locomoção? Se ele pode se deslocar até o local destinado a ser o banheiro dele, seu quarto permanece parcialmente livre de odores. Digo parcialmente porque cães peludos podem manter um cheiro pesado proveniente da longa pelagem.
Carpetes e tapetes: os vilões do quarto
Se seu quarto tem carpete, você vai sentir o cheiro do cachorro mais impregnado. Isso piora se o cachorro dormir em cima deles. Uma maneira de fugir disso é seu pet ter uma cama macia só para ele no piso do seu quarto. Mas se for carpete, coloque um tapetinho de fácil higienização em cima do carpete, e a cama do cachorro em cima desse tapete. É mais fácil para manter tudo limpo e sem odores.
Cachorro dormir no quarto pode transmitir doenças?
Saiba que não é o fato de o cachorro doente dividir a cama com o dono que vai fazer com que este último adquira uma doença. Primeiro porque a doença do seu cão tem de estar no grupo das zoonoses. Ou seja, aquelas que são transmitidas entre animais e pessoas. E em segundo lugar, dormir no quarto com o animal é uma situação de menor risco para a transmissão de doenças se comparar a pessoa que beija e abraça cães. O que faz uma doença ser transmitida é o grau de contato que você tem com seu cão, não necessariamente ele estar dormindo no seu quarto.
Cachorro livre de pulgas e carrapatos
Contudo, se o cachorro dorme no seu quarto, presume-se que ele esteja livre de ectoparasitas, ou seja, de pulgas e carrapatos. Eliminá-los é necessário, uma vez que esses parasitas certamente estarão caminhando por seu quarto durante à noite. Isso sim é um problema, porque tanto um quanto o outro pode picar seres humanos. E carpetes e tapetes fornecem as condições ideais para a reprodução deles pois oferecem um ambiente aquecido. Da mesma forma, a freqüência de limpeza dos acarpetados sempre é menor se comparado a um piso frio. Sendo assim, eles fazem “ninho” dentro do seu quarto.
O fator primordial, além de higiene, é saber se você espirra a noite toda por conta dos animais que dormem no seu quarto. Estamos falando de quarto, não de cama, porque quando o assunto é compartilhar da cama uma pessoa com rinite complica bastante sua vida. Aqui também estamos considerando que seu cachorro não tem pulgas nem carrapato e que costuma ser higienizado com freqüência. Caso contrário, dormir com cachorro não apenas faz mal à saúde como pode não ser benéfico para seres humanos, em especial os alérgicos.
Leia ainda: